7 de dezembro de 2017

SENAR realiza mais de 200 treinamentos de Formação Profissional Rural


Marina Cabral
[addtoany]

WhatsApp Image 2017-09-01 at 13.49.52

As 212 ações de Formação Profissional Rural (Rural) que o SENAR Paraíba realizou ao longo de deste ano capacitaram 2.648 pessoas em todo Estado. Uma delas foi a dona de casa Rose Lopes, ao centro na foto, que encontrou na venda de iogurtes artesanais uma forma de tentar incrementar a renda da família.

Há sete anos atrás, ela decidiu que iria vender trufas. Quando ela conseguiu juntar um pouco de dinheiro, começou a encomendar dim dim gourmet e bolo no pote, mas não foram totalmente aceitos. Os clientes não ficavam satisfeitos com o preço do produto e não compreendiam a qualidade diferenciada dele.

Esse foi o momento no qual Rose ficou sabendo do treinamento do SENAR. “A ex-diretora do colégio onde eu estudava me contou que haveria um treinamento para fabricação de iogurtes e me estimulou a fazer o curso”, relembra Rose.

WhatsApp Image 2017-08-30 at 18.01.23

“Dentre os alunos, ela foi a que mais se destacou, acredito que isso se deve porque Rose é muito esforçada e cheia de vida”, comenta a instrutora do treinamento, Andreia Batista, sobre o perfil da aluna.

Além da fabricação do derivado lácteo, durante o treinamento os alunos também aprendem noções de administração, como lucro bruto e a viabilidade de um negócio. “A monetização do negócio é um aspecto importante, mas a fabricação do iogurte também faz bem para natureza. É que o soro da bebida láctea, se descartado de forma irregular no solo, pode contaminá-lo. Mas para o homem, ele é uma rica fonte de proteínas”, explica a instrutora.

WhatsApp Image 2017-08-30 at 18.01.22

O chefe do Departamento de Formação Rural e Promoção Social, Carlos Alberto Patrício, ainda ressalta mais pontos positivos no treinamento. “Estamos preparando as pessoas para desenvolverem e fazerem um aperfeiçoamento trabalhando com derivados do leite. Um dos pontos mais importantes na fabricação do iogurte é que ele agrega valor ao leite”, destaca.

As capacitações resultaram em 10.906 horas de treinamento, que além dos treinamentos também incluem as aulas oferecidas por meio do program Jovem Aprendiz Rural, do SENAR-PB. A grade de cursos oferecidos pelo SENAR Paraíba pode ser conferida neste link.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br