28 de maio de 2018

Produtor melhora de vida com a Assistência Técnica do SENAR


Ascom Senar
[addtoany]

“Pra começar na agropecuária é preciso ser organizado, porque senão não dá certo”, é o que conta o produtor de leite Antonio Gomes Faustino, que conseguiu melhorar sua produção e receita com a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.

Ele foi atendido durante um ano em seu sítio em Paulista, no sertão paraibano. Embora produzisse 150 litros/dia, as despesas não diminuíam. Com as orientações do Senar para investimento em tecnologia, manejo adequado e a gestão organizada, a sua situação econômica mudou.

O produtor agora tira 200 litros de leite diários e executa o trabalho com a ajuda de uma ordenha mecânica, mais fácil e com menos custos adicionais. “Foi caro, mas se você se organiza dá um jeito. Junto com o SENAR descobri que o negócio só dá certo se você fizer conta. Agora estou mais organizado nas minhas finanças e minha renda aumentou 30% desde que comprei a ordenha”, revela Antônio.

A assistência tem como objetivo capacitar e orientar o produtor em suas atividades de agropecuária, tanto no âmbito técnico, que é onde ele irá aprender as tecnologias adequadas, quanto no âmbito gerencial, quando o produtor é orientado a administrar a sua propriedade como uma empresa.

“O intuito da assistência é mostrar que nem sempre produzir mais significa ganhar mais. Tudo precisa estar na ponta do lápis, e para isso, procuramos encontrar a viabilidade econômica de cada atividade. Nosso objetivo é reduzir os custos, pois o produtor precisa saber o quanto ele pode lucrar”, explica o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Rural, Gabriel Petelinkar.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br