27 de fevereiro de 2019

‘Forrageiras para o Semiárido’ reúne técnicos em Workshop na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

Os técnicos de 12 Unidades de Referência Tecnológica (URT) do projeto ‘Forrageiras para o Semiárido’ estão reunidos na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa PB) desde o último dia 25. Ao todo, foram instaladas 13 unidades em cada um dos estados do Nordeste e também no norte de Minas Gerais.

Os profissionais participam do Workshop de Planejamento e Análise de Dados, evento que também reúne os coordenadores do projeto pelo Instituto CNA e Embrapa, além de especialistas nas quatro culturas pesquisadas: cactáceas, lenhosas, gramíneas anuais e perenes.

No primeiro dia do encontro, o grupo visitou a Unidade instalada na Paraíba, no município de Tenório. Ao longo da semana, eles discutiram em grupos e oficinas o desenvolvimento de cada cultura. O evento segue até a próxima quinta-feira (28).

“Cada URT tem particularidades relacionadas a solo e precipitação, com esse trabalho estamos alinhando e contextualizando esses aspectos para entender como cenários distintos interferem no crescimento das forrageiras, facilitando a comparação do desenvolvimento das plantas sob diferentes regimes de precipitação”, explicou o assessor técnico do Instituto CNA, Gabriel Lavagnini.

Ainda segundo o assessor, o encontro está servindo para consolidar os dados coletados ao longo do primeiro ano de projeto, montando um resultado parcial.

A coordenadora-geral do projeto pela Embrapa, Ana Clara Cavalcante, destaca que o workshop é uma terceira fase do ‘Forrageiras’, essencial para construção dos momentos seguintes, que terão como objetivo a divulgação dos dados com produtores e sociedade.

“Nesse momento, toda a equipe se apropria dos dados produzidos em todas as URT’s. A partir disso, serão produzidos boletins que serão utilizados nos Dias de Campo do projeto. Essa é uma forma de mostrar o resultado do nosso trabalho para produtores, técnicos e também para os formuladores de políticas públicas da região Nordeste”, resumiu.

Esse também foi um dos benefícios apontados por Humberto Gonçalves, que é o técnico responsável pela Unidade de Tenório, na Paraíba. “Essa padronização vai facilitar o trabalho dos técnicos, pesquisadores e pessoas que forem utilizar os dados das URT’s, pois unifica o método de coleta e alimentação dos dados”, afirmou.

O projeto ‘Forrageiras para o Semiárido’ busca identificar as plantas que melhor se adaptem às condições de clima da região semiárida do pais e que possam ser fornecidas como alimento para o gado nos períodos de estiagem. Ele é resultado de uma parceria entre o Sistema CNA e a Embrapa e já está em desenvolvimento há pouco mais de um ano.

“O projeto já está trazendo muitas informações, já temos alguma ideia de quais plantas se adaptam melhor à nossa região. As mudanças climáticas afetam o desenvolvimento das plantas, obviamente, mas a ideia do projeto é diversificar as culturas, mostrando ao produtor as alternativas que ele tem para trabalhar”, como explica o técnico da URT de Itapetinga (BA), Carlos Alberto.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br