27 de novembro de 2013

Alimentos podem se tornar produtos de beleza para mulheres


Ascom Senar-PB
[addtoany]

No munícipio de Salgado de São Félix, localizado na microrregião de Itabaiana, as alunas do treinamento “Alimentação e Nutrição Alternativas”, foram surpreendidas pela iniciativa das instrutoras do Senar Genilda Albuquerque e Regina Moura que não mediram esforços para aproveitar o tempo e a sobra de alimentos para ensinar muito mais que receitas culinárias.
O treinamento proposto visa passar aos participantes as características nutricionais de alimentos diversos, receitas com a aproveitamento de folhas, cascas e alimentos funcionais, como mel, aveia, soja, entre outros, além de embalagem e acondicionamento dos alimentos, com carga horária de 24 horas/aula.
Com a participação de 15 alunas, após cumprir com todo o conteúdo programático proposto pela metodologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), as instrutoras responsáveis pelo treinamento decidiram aproveitar o tempo e materiais que sobraram para fazer um momento de beleza com as alunas. “Tivemos três dias para ministrar todas as aulas e vimos que ainda tínhamos tempo e havia sobrado muito produto orgânico utilizado nas receitas. Decidimos então aplicar técnicas que conhecíamos e ensinar essas produtoras rurais a elaborar cosméticos caseiros, para que elas pudessem usar na própria pele e sentir os efeitos benéficos desses produtos naturais”, explica Genilda Albuquerque.
Segundo Regina Moura, foram usados ingredientes de baixo custo e comuns no dia a dia das produtoras, possibilitando a produção de máscaras faciais em casa. “Usamos coisas simples, como chás, para desobstruir os poros do rosto, aveia e mel, para hidratar, pepino para suavizar expressões, e por aí vai. Foi um momento muito legal, pois proporcionou às nossas alunas uma elevação da autoestima, além da capacitação já planejada pelo treinamento habitual. Fico muito feliz que elas tenham gostado, é essa motivação e alegria que gosto de espalhar no meio rural, por isso me sinto em casa sendo uma colaboradora do SENAR-PB”, comenta Regina, empolgada com o fato de ser a mais nova parceira do Sistema.


“A ideia é que façamos essa ‘intervenção estética’ mais vezes, sempre que tivemos oportunidade. O bom é que os produtos utilizados são totalmente orgânicos, ou seja, a pele estará livre de qualquer substância tóxica. Vamos explorar mais esse processo criativo e pesquisar novas fórmulas para passar para nossas alunas”, finaliza Regina.
O treinamento “Alimentação e Nutrição Alternativas”, aconteceu em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Itabaiana e está disponível para ser aplicado em todo Estado, podendo ser solicitado através de um Sindicato de Produtores Rurais localizados em 45 municípios.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819