13 de maio de 2015

Artigo: Bom tempo para formação profissional


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Carlos Alberto Patrício
Chefe do DEP Senar-PB / patricio@senarpb.com.br

Apostar em duas inovações para 2015 é uma das novidades do Departamento de Educação Profissional (DEP), do Senar Paraíba. A grande novidade deste ano é o treinamento de eletricista rural e o curso Técnico em Agronegócio à distância, através da Rede E-tec. Com a intenção de elevar o nível da produção e proporcionar melhorias para o setor agropecuário paraibano, a oferta de treinamentos e cursos vai atingir 7 mil pessoas em todo estado. Ao total, a instituição vai oferecer cerca de 350 ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social, além de 82 de convênios com parceiros.

Atuar em duas vertentes significa atender a necessidade de cada produtor de maneira única e específica para sua realidade. A nossa Formação Profissional Rural objetiva aperfeiçoar, qualificar e capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais através da realização de treinamentos nas cadeias de agricultura, agroindústria, agrossilvilpastoril, pecuária, turismo rural, aquicultura, avicultura e extrativismo. Já a Promoção Social, beneficia produtores rurais e suas famílias, fortalecendo suas aptidões pessoais e sociais, promovendo ações de saúde, alimentação e nutrição, artesanato, organização comunitária, cultura e educação.

Estamos entrando em uma fase de mudanças e abrindo mais oportunidades seja ao produtor, a sua família e ao jovem que tem a intenção de se qualificar no agronegócio. O mercado do agronegócio precisa de profissionais e já estamos preparando pessoas para esta necessidade, através de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), que possuem maior carga horária e conteúdo, e educação à distância.

Por isso, é tempo de mudança para o produtor e o trabalhador rural, é hora de “arregaçar as mangas”, superar as dificuldades e agarrar as oportunidades. Somos referência da educação no meio rural e um grande passo foi criar o portal EaD Senar (ead.senar.org.br), que apoia a expansão do acesso ao conhecimento para quem reside em municípios de base agropecuária e localidades rurais mais afastadas. No site, os alunos de todo país podem se inscrever em cursos nas áreas tecnológicas, de empreendedorismo e gestão de negócios, inclusão digital e qualidade de vida. É tempo de aproveitar e seguir adiante!

O Departamento de Educação Profissional (DEP) tem a função de operacionalizar os cursos e treinamentos da regional, por meio de recebimento, avaliação ou solicitação de associações, empresas agropecuárias, Sindicatos dos produtores rurais, prefeituras e agroindústrias. Além disso, o setor é responsável por montar o calendário para realização destas propostas, definir e designar instrutores, analisar e aprovar o plano instrucional de cada treinamento, avaliar a realização dos eventos e emitir certificação para os alunos aprovados.