25 de abril de 2018

ATeG/Procase realiza mais de 800 visitas técnicas nos últimos 2 meses


Ascom Senar
[addtoany]

Dezenove técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial se reuniram, hoje, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba, para analisar a execução do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) nos últimos dois meses. Ao todo, foram 831 visitas individuais, 3 encontros coletivos e mais de 20 encontros de assistência social.

“O resultado foi muito bom, esses números mostram a ação desenvolvido no programa pelo SENAR e também os estimula nossos técnicos a continuarem o trabalho”, afirma o assessor de projetos e convênios do SENAR-PB, Pablo Araújo.

O SENAR atua junto ao Procase nas regiões do Médio Sertão e do Seridó, atendendo demandas com temas que vão desde o empoderamento das mulheres e jovens, o associativismo, produção de forragem no semiárido, manejo de caprinos e ovinos, beneficiamento do leite, produção de polpas, cortes especiais, reaproveitamento e reuso de aguas, técnicas de convivência com o semiárido, práticas de combate à desertificação entre outras.

A reunião ainda contou com uma capacitação técnica sobre a utilização do sistema SISATEC. Site em que os técnicos lançam informações dos produtores rurais para gerar relatórios, discursões de atendimento, entre outros. O chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Gabriel Petelinkar acredita que reuniões como essa qualificam os técnicos para atuarem no campo.

“A grande importância de eventos como esse é o nivelamento de todos os técnicos, porque dessa maneira todo mundo fala a mesma língua”, resume Gabriel.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br