25 de julho de 2014

Bode na rua chega em sua 15° edição


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A partir de hoje (25) até domingo (27), começa a Décima Quinta feira de caprinovinocultura na cidade de Gurjão, no Cariri Paraibano. Batizada de Bode na Rua, o evento figura entre os maiores do ramo no Estado. A expectativa de público é de mais de 20 mil pessoas.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Gurjão, Ubiratan Ramos, o evento ajuda os produtores rurais no manejo de uma cultura que têm se mostrado eficiente na região do semiárido nordestino. “A gente dá palestra, mostra realmente o que uma cabra pode produzir em relação a uma vaca e quais os benefícios que ela pode trazer para uma família pequena”.
Este ano, a XV Feira Bode na Rua terá o lançamento do Programa Sertão Empreendedor, concebido pelo Senar e Sebrae com o apoio da Prefeitura. A iniciativa visa capacitar os produtores rurais da região com tecnologias de convivência com a seca, visando promover a sustentabilidade e competitividade. Além disso, a Feira garantiu ao prefeito Ronaldo Queiroz o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-PB, na categoria Pequenos Negócios no Campo.
Segundo o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o apoio a um evento, que já vem em sua quinta edição, é uma oportunidade de apresentar às pessoas os cursos, treinamentos e capacitações para o produtor rural. “É também uma forma de resgatar o sentimento do campo dentro da cidade, propiciando ao produtor o conhecimento das ações da instituição”.
Já tradicional, o torneio Laço do Bode começará às 15h no sábado (26), na fase classificatória. A etapa final será no domingo (27). Quem primeiro conseguir laçar o animal pelos chifres, pescoço ou orelhas ganhará o prêmio de R$300. Outros prêmios de R$200 serão distribuídos até o 15° lugar.
O concurso leiteiro será realizado em duas frentes, uma voltada para os produtores rurais e outra para os produtores interestaduais. O criador que produzir mais leite durante os três dias do evento será o ganhador.
A festa mobiliza grande parte da cidade, com diversas atrações culturais, ela se insere como espaço de reafirmação da cultura da bovinocultura. Parte do artesanato contará com bordados em tapetes, pesos de porta, jogos americanos e passadeiras. A ornamentação da festa terá a Casa do Vozinho, reprodução de uma típica casa de taipa do sertão nordestino.
A feira contará com várias atrações musicais. A partir das 22h começam as apresentações das bandas Forró do Paredão, Geandro e Forró do Garotinho e Forrozão das Antigas. Amanhã, ao meio dia haverá forró pé-de-serra e apresentação da banda Bodança. Às 22h, as atrações ficam por conta das Bandas Magia, Zezo e Bonde do Brasil. O último dia terá a gravação do DVD da Banda Forrozão Karkara e apresentação de Gabriel Diniz.