1 de agosto de 2013

Capacitação do SENAR faz jovem definir vocação profissional


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Universitário e futuro profissional prestes a ingressar no mercado de trabalho. Este é o perfil de milhares de jovens pelo mundo, mas neste caso, é de alguém que decidiu fazer a diferença. Everson da Silva Machado tem 22 anos, mas há cinco já tinha traçado seu futuro e foi graças a uma capacitação do SENAR Mato Grosso do Sul que isso aconteceu. “Quando eu tinha 17 anos uma amiga me falou que o Senar oferecia vagas para o curso de Jovem Agricultor Aprendiz (JAA). Na época eu morava em Coxim e durante os quase dois anos de curso descobri a minha vocação”, relata.
Atualmente, Everson cursa o 4° ano de Engenharia Agrícola na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e tem como principal meta, depois de formado, atuar como instrutor do SENAR. “Tive grandes mestres que me ensinaram, orientaram e ajudaram a definir qual carreira seguir. Quero motivar em outros jovens o mesmo brilho nos olhos que os instrutores da época me proporcionaram”, afirma o acadêmico.
Ao avaliar a oportunidade que teve e os resultados alcançados, o jovem diz com ênfase que foi graças ao SENAR e a parceria com o Sindicato Rural de Coxim que seu destino mudou. “No interior, as oportunidades não aparecem muitas vezes em nossas vidas. Com a ajuda do JAA tive uma experiência marcante, amadureci, decidi o que queria e estruturei o futuro. Buscar conhecimento é o primeiro e mais importante passo para alcançar o que queremos”, declara.
E por falar em futuro, mesmo faltando pouco mais de um ano para concluir o ensino superior, o Everson já sabe até em que área deseja aplicar seus conhecimentos. “Quero atuar no SENAR como instrutor dos cursos que envolvam maquinários e implementos agrícolas”, planeja.
Relatos como o do estudante motivam as capacitações promovidas pelo SENAR-Ms. A instituição realiza em média 70 cursos por semana no estado, nas linhas de Promoção Social (PS) e Formação Profissional Rural (FPR). Somente nos seis primeiros meses de 2013, mais de 14 mil alunos foram capacitados pelo SENAR em mais de 990 capacitações gratuitas.
Os programas voltados à qualificação profissional e incremento à atuação no campo colaboram para a disseminação do conhecimento, acesso às novas tecnologias e aumento da produção agropecuária. São exemplos o Mais Inovação, Leite Legal e as ações desenvolvidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Para conhecer as oportunidades desenvolvidas pelo SENAR Mato Grosso do Sul, acesse o www.senarms.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-MS