29 de julho de 2019

Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos conhece projeto Forrageiras na PB


Ascom Senar
[addtoany]

O Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos, em Sobral (CE), Cícero Lucena, conheceu no último sábado (27) a Unidade de Referência Tecnológica de Tenório, do Projeto Forrageiras para o Semiárido, na Paraíba.

A iniciativa é desenvolvida pela CNA em parceria com a Embrapa, com o apoio das federações nos estados nordestinos. O projeto tem o objetivo de analisar as forrageiras com melhor adaptação ao clima e as condições do semiárido.

A visita aconteceu durante a participação da Embrapa no Dia D da Fazenda Carnaúba. As assessoras técnicas da CNA, Lorena Pedrosa e Carolina Nakamura, também conheceram a URT.

“A minha impressão é bastante positiva. Esse projeto é inédito no Brasil e na região semiárida, com um potencial de impacto gigante. A região estava precisando de um trabalho de melhoramento e de validação: numa condição de seca e de pouca chuva”, afirmou o pesquisador.

Humberto Gonçalves (esq.) e Cícero Lucena (dir.)

Ainda de acordo com Cícero, o projeto tem potencial para ser um divisor de águas na pecuária do semiárido. Ele destacou ainda a importância do suporte que a CNA dá ao projeto. “O apoio da Confederação é de extrema importância para pecuária nordestina e trará frutos duradouros, porque o problema da criação no Nordeste é falta de alimento para o gado”, disse.

Durante a visita, o grupo esteve acompanhado do coordenador estadual do projeto, Gabriel Petelinkar, e do técnico de campo da URT, Humberto Gonçalves. Eles apresentaram o desenvolvimento das leguminosas, dos capins e das variedades de palmas, cultivas de modo solteiro e em consórcio.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br