17 de março de 2015

CNA Jovem chega a sua reta final


Ascom Senar-PB
[addtoany]


Participantes se reúnem com presidente da Faepa, Mário Borba, para discutir plano de ação

O processo de formação do programa CNA Jovem – Jovens Liderando o Agro, está chegando ao fim. O quarto e último encontro presencial está marcado para os dias 28 e 29 de março, em Brasília, quando serão conhecidos os cinco candidatos indicados como Líderes Jovens da CNA e que farão uma visita técnica à China.
Ao total, foram realizados três encontros presenciais. O primeiro aconteceu no dia 10 de outubro, em Brasília (DF), o segundo foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, no município de Pirenópolis (GO). Já o terceiro encontro aconteceu de 6 a 8 de fevereiro, em Campos do Jordão (SP), e teve na sua programação a palestra “O Agronegócio Brasileiro”, ministrada pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, e também contou com diversas dinâmicas de grupo e oficinas, onde os participantes trabalharam em planos de ação coletivos.
Como trabalho final, os jovens tiveram que montar um plano de ação individual, que visa avaliar a atuação de cada participante do curso no cenário do agronegócio em seu estado. No último encontro, foi pedido a elaboração de um projeto para resolução de algum desafio que o agronegócio da sua região vem enfrentando. Durante o mês de fevereiro os candidatos da Paraíba se reuniram com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, para discutir a viabilidade de implantar os projetos ainda este ano.
Gustavo Hybernon, 25 anos, que é agropecuarista, escolheu como tema do seu projeto final as feiras agropecuárias da Paraíba, que estão paradas desde 2010. Segundo ele, a intenção é reativar o calendário de feiras e exposições agropecuárias a partir do parque Henrique Vieira de Melo em João Pessoa. “Propus algumas inovações como por exemplo, inserir a categoria de novos expositores, visando incentivar a participação de produtores que nunca estiveram em um evento como este. No meu projeto, sugeri ainda a criação de um ambiente interativo com palestras de importância para o agro nacional e regional, para que seja possível debater e apresentar os potenciais da Paraíba no setor, entre outras propostas”, disse.
Ao falar sobre a reta final do CNA Jovem, Gustavo ressaltou sobre a alegria e a importância de estar participando desta primeira turma do programa. “Amadureci bastante e aprendi muita coisa, ao longo desse tempo. Sentirei falta da presença dos colegas de outros estados, mas herdei um legado que a CNA me deixou, que foram as oportunidades que ela me abriu e o networking que ela me proporcionou realizar”, falou.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br