12 de março de 2013

Conhece as linhas de financiamento para plantar eucalipto?


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Iniciar uma plantação de eucaliptos pode ser o sonho de muitos produtores rurais. A área está lá disponível, os fornecedores todos contactados, a finalidade da produção já decidida, mas eis que chega a hora de fazer o levantamento do custo. Aí a situação fica um pouco mais complicada. A pergunta é única: e dinheiro pra tudo isso?
Nem sempre o produtor tem o capital suficiente para iniciar uma plantação. Mas isto não é mais problema hoje em dia. Existem várias linhas de financiamento tanto governamentais como de bancos particulares. O mais difícil é escolher qual entidade vamos escolher para concretizar o sonho de uma bela floresta de eucalipto. O Painel Florestal percorreu algumas delas e conversou com alguns profissionais do ramo. As opções são variadas, uma com certeza pode ser a que mais lhe interessa.
Vamos conhecê-los:
• Tem o Propflora, Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas que foi desenvolvido pelo BNDES.
• O Pronaf Florestal, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
• O Pronaf Eco, recentemente lançado pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
• O Pronaf Energia Renovável e Sustentabilidade Ambiental também da mesma secretaria.
• O BB Florestal, Programa de Investimento, Custeio e Comercialização Florestal do Banco do Brasil.
• O BNDES Florestal, que provê o financiamento ao reflorestamento de áreas degradadas ou convertidas e ao manejo florestal de plantios de espécies florestais nativas para conservação e recuperação de áreas degradadas ou convertidas, inclusive de áreas de preservação permanente – APPs, e Reservas Legais. Estes financiamentos são concedidos através de várias instituições financeiras credenciadas.
• E finalmente os fundos constitucionais administrados pelo Ministério da Integração Nacional como o FNO – Fundo Constitucional de Financiamento do Norte através do Banco da Amazônia; o FNE, Fundo constitucional de financiamento do Nordeste através do Banco do Nordeste do Brasil; e o FCO, fundo constitucional de financiamento do Centro-Oeste, através do Banco do Brasil, que vem batendo recordes de concessão de empréstimos a cada ano.
• O Propflora, Programa de plantio comercial e recuperação de florestas da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, por exemplo, apresenta condições atrativas de financiamento quanto às taxas de juros, carência e prazo de pagamento.
Nos estados da região sul do País e também no Mato Grosso do Sul o produtor rural pode recorrer à linha de crédito do BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Para saber mais sobre linhas de financiamento para sua plantação de eucalipto fale antes com o gerente de sua agência bancária, procure informações com o seu engenheiro florestal ou com a empresa que você escolher para fazer o plantio da sua floresta. Como você viu as opções são variadas e com certeza uma delas vai viabilizar o seu projeto.
 

Fonte: Portal do Agronegócio