6 de julho de 2018

Coordenador de programas do Senar Bahia conhece execução do projeto Forrageiras na Paraíba


Ascom Senar

José Márcio (esq.) acompanhado do técnico do projeto na Paraíba, Humberto Gonçalves (dir.)

O coordenador de programas do Senar Bahia, José Marcio Cardoso, conheceu a Unidade de Referência Tecnológica (URT) do projeto “Forrageiras para o Semiárido”, no município de Tenório, no Cariri paraibano. A visita aconteceu durante passagem do coordenador pelo Estado para participar do I Seminário do Programa Mais Leite Saudável da Região Nordeste, em Sousa.

Segundo ele José Márcio, a unidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, supervisionada por ele, apresentou maior desenvolvimento médio das plantas por causa do índice pluviométrico mais alto, que chega a 800 mm. O Estado ainda conta com outras duas URT’s.

“Gostei do comportamento do piatã e do tamani em relação ao crescimento em função do índice pluviométrico, principalmente desse segundo capim”, comentou o coordenador, que também explicou que na unidade que ele acompanha estão sendo testadas duas variedades de panicum, não analisadas na Paraíba.

Durante a visita, José Márcio foi acompanhado pelo assessor da presidência do Sistema Faepa Senar, Domingos Lélis, o supervisor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, João Paulo Pereira, e do técnico responsável pela URT.

O projeto Forrageiras para o Semiárido é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa. Estão sendo testadas variedades de plantas forrageiras que se adaptem melhor ao clima do Nordeste para serem oferecidas como alimento ao gado da região.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb/
youtube.com/FaepaSenar
senarpb.com.br