17 de setembro de 2013

Crescimento da safra deve passar de 15%


Ascom Senar-PB

A safra agrícola brasileira deste ano será 15, 7% maior que a de 2012, com uma produção de 187,3 milhões de toneladas de grãos, informou nesta terça-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e indicam que a área a ser colhida até dezembro (52,3 milhões de hectares) crescerá 8% em comparação com os dados divulgados em julho.
O índice do IBGE, a propósito, fez uma correção estatística, referente a julho, mostrando redução de 634,4 mil toneladas na colheita de grãos prevista para 2013. Mas, no entender de Leonardo Machado, técnico da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) “ não aconteceu nenhum fato novo ou intempérie climática que tivesse afetado a produção agrícola”. Ocorreu apenas uma correção estatística sem importância estratégica para o agronegócio brasileiro, assinalou.
Desempenho satisfatório – O levantamento do IBGE mostra que, em comparação com 2012, as três principais lavouras deverão apresentar aumento na produção este ano. São elas: soja (+23,8%); milho (+13,3%) e arroz (+2,7%). Os números do LPSA, divulgados mensalmente pelo IBGE, indicam que 16 dos 26 produtos analisados terão aumento na produção, em relação ao desempenho do ano passado.
Os melhores desempenhos deverão ser da cana-de-açúcar (+10,3%), do feijão segunda safra (+19%) e do trigo (+16,5%). Algumas culturas, devido a questões como preço e oscilações do mercado, devem apresentar queda de produção em relação a 2012. São os casos do algodão herbáceo em caroço (-31,9%); do café tipo arábica (-4,6%); e da laranja (-5,7%).
Até o final do ano o IBGE divulgará, mês a mês, suas previsões para a safra de grãos com base na metodologia do LSPA. Em meados de 2014, o Instituto deve anunciar os números consolidados da safra de cereais, leguminosas e oleaginosas com base no Produto Agrícola Municipal (PAM), contendo números completos de cada município do país.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br