22 de julho de 2016

Curso de técnico em Agronegócio encerra semestre com aulas práticas para turma do primeiro e segundo período


Jocélio Oliveira
[addtoany]

O curso de Técnico em Agronegócio, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), encerrou em julho o período de 2016.1 com aulas práticas ofertadas aos alunos do primeiro e segundo semestre. Um dos diferenciais da aprendizagem no técnico em agronegócio, além do material didático de qualidade e um ambiente virtual dinâmico, é a oportunidade de os alunos poderem vivenciar as práticas curriculares na medida em que avançam no curso.

Todos os semestres os alunos da rede e-Tec do Senar-PB se deparam com conteúdos práticos, pois a grade curricular do curso prevê esses exercício, com o intuito de fazer com que os estudantes aprimorem a sua capacitação por meio da experiência de quem já trabalha no campo. As unidades curriculares concluídas nesse período foram as de Técnicas de Produção Vegetal e Técnicas de Produção Animal, cujas turmas do primeiro período do polo de Campina Grande e do segundo período do polo de João Pessoa visitaram o Sítio Almeida, em Lagoa Seca (para conhecer sobre hortaliças, frutas e mudas de essências florestais e frutíferas) e a Fazenda Lagoa do Monteiro, em Itabaiana (para aprender sobre a produção da avicultura e da equinocultura), respectivamente.

O conteúdo é ministrado em propriedades rurais, para que os estudantes observem as rotinas profissionais e identifiquem as dificuldades enfrentadas para a execução de algumas atividades do campo. O tutor da unidade de Técnicas de Produção Vegetal, Eduardo Laime, fala do porquê de realizar aulas dessa natureza. “É importante porque os alunos podem ter uma visão bem ampla daquilo que está sendo passado em sala. Essa aula serviu para ensinar as técnicas passo a passo e identificar qual melhor aplicação para cada propriedade. Isso eles só têm a oportunidade de ver aqui”, falou.

Para o aluno do primeiro semestre, Carlos André de Medeiros, o curso está atingindo todas as expectativas, pois além do aprendizado com as aulas, que fizeram com que ele se interessasse mais pelo setor do agronegócio, as visitas às propriedades estão lhe rendendo trocas de experiências. “A diferença entre a aula teórica e a prática, é que aqui vemos as dificuldades que se sobressaem e que, muito provavelmente, vamos enfrentar, e na teoria é o conhecimento que você vai aprendendo, somando com a técnica passada em sala. O curso está sendo excelente, pois além de adquirimos experiência, podemos fazer contatos com os produtores”, disse.

Nesse sistema de ensino todos os envolvidos são beneficiados. O produtor, Severino Maciel, que recebeu a turma de Carlos André em sua propriedade, conta que a vantagem de receber o Senar é fazer seu trabalho ser reconhecido e inspirar as pessoas ao seu redor. “Ao visitar as propriedades, o Senar-PB está incentivando a criação de projetos voltados para a produção sustentável para o homem do campo, através de seus alunos. O saber tem que ser repassado e meu desejo é capacitar mais pessoas e ampliar nossos trabalhos no campo; tempo é curto, mas estamos à disposição”, enfatizou.

Poliana Queiroz, que é coordenadora regional da Rede e-Tec do Senar-PB, explica que o benefício da metodologia do curso de Técnico em Agronegócio é estimular a criatividade dos estudantes a investirem no agronegócio local. “Isso é muito bom porque eles conseguem ver que, se eles se esforçarem e aplicarem as experiências em suas propriedades, conseguirão alcançar o sucesso dos nossos produtores. Funciona como um espelho, para eles se inspirarem em fazer a melhor produção dentro da Paraíba”, falou.

As inscrições para novas turmas do curso de Técnico em Agronegócio do SENAR estão abertas até o dia 26 de julho. Estão sendo ofertadas 120 vagas distribuídas para os três polos presenciais de João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande (40 vagas para cada). A oportunidade é destinada a quem tem interesse em desenvolver um trabalho gerenciamento na produção da agropecuária local. Você pode conferir o edital e demais informações para as inscrições no link a seguir: http://etec.senar.org.br/

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br