30 de novembro de 2016

Dia de Campo promovido pelo Senar-PB em Boa Ventura reflete sobre bom manejo para a produção leiteira


Ascom Senar
[addtoany]

O produtor João Henrique recebeu no dia 25 em sua propriedade a última edição do Dia do Campo, do Programa Sertão Empreendedor. Ele e outros produtores da cidade de Boa Ventura, localizada na região do semiárido paraibano, vem se destacando na produção de bovinocultura de leite através do acompanhamento do programa, que é uma parceria entre o SENAR-PB, o SEBRAE e a consultoria Fazenda Eficiente.

João Henrique, produtor e proprietário do Sítio Barrenta

João Henrique, produtor e proprietário do Sítio Barrenta

O Sítio Barrenta tem mais de 12 hectares, sendo 4 deles utilizados para o plantio de sorgo e palma, que compõem a alimentação das dez vacas leiteiras que ali vivem. A produção delas já atinge uma média recorde para a região do semiárido, conseguindo produzir 180 litros de leite por dia, enquanto outros produtores com a mesma quantidade de animais produzem em média 40 litros.

Isso acontece graças a metodologia de acompanhamento dos técnicos do Programa Sertão Empreendedor, que orienta aos produtores sobre técnicas de melhoramento de gestão e produção, incluindo o manejo sanitário, a alimentação e genética animal, que são três elementos básicos para a boa produção leiteira.

a

Arcôncio Pereira, técnico de campo do programa, pela Fazenda Eficiente, explica que na propriedade de João Henrique teve que investir em necessidades básicas. “Aqui praticamente começamos do zero. Fizemos toda a base alimentar com a palma e a implementação do pasto rotacionado e o plantio de sorgo por gotejo para a realização de silagem”, destacou.

Para mostrar os resultados desse trabalho e orientar a outros produtores interessados na metodologia do programa que o Dia de Campo Boa Ventura aconteceu. Lá foram realizadas palestras e demonstrações práticas sobre as técnicas implantadas no Sertão Empreendedor. O gestor do programa, Mucio Monteiro, fala que “o principal objetivo é disseminar o conhecimento para melhoria da qualidade de vida no semiárido e nesse contexto o Senar-PB auxilia na capacitação do homem do campo”, disse.

dsc07991

Entre os produtores que participaram do Dia do Campo no Sítio Barrenta está o senhor Francisco Pereira, que iniciou na atividade de bovinocultura de leite recentemente. Ele conta o quanto foi válido participar da ação. “Eu achei muito proveitoso todas as orientações que vi aqui. Estou começando agora, mas minha participação aqui foi ótima pois já consegui visualizar o que pode e deve ser feito para conseguir uma boa produção”, falou.

Os próximos encontros já estão agendados e beneficiarão pessoas da região das cidades paraibanas de Fagundes (dia 30/11 no Sítio Salvador), Barra de Santana (01/12 no Sítio Lagoa do Boi) e Catolé do Rocha (dia 03/12 no Sítio São José).

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br