19 de fevereiro de 2019

Dia de Campo sobre iLPF reúne técnicos, pesquisadores e produtores rurais em Alagoinha


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar, em parceria com a Faepa, Embrapa e Empaer, realizou nesta terça-feira (19) um ‘Dia de Campo’ sobre o Sistema de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta. A ação aconteceu na Estação Experimental da Empaer em Alagoinha, no Agreste. Participaram de eventos os técnicos da ATeG do Senar, além de produtores rurais e pesquisadores e técnicos das outras instituições.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sistema Faepa Senar, Mário Borba, destacou a união das instituições e afirmou que “ninguém faz nada sozinho” e destacou ainda a importância da ciência para o desenvolvimento da agropecuária.

“A ciência é que vai definir o que nós vamos fazer na agricultura e pecuária hoje em dia. Regiões como o Sul, Sudeste e Centro-Oeste já avançaram muito nesse sentido e agora é a vez do Nordeste”, afirmou.

No evento foram divulgadas tecnologias e práticas com foco no sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF), como a recuperação e fixação de nutrientes no solo, a implementação de pastagens adequadas ao semiárido e plantio de variedades como moringa e sabiá para criação de áreas de sombra e minimização do efeito erosivo da chuva.

Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, Gilvan Barbosa, eventos como esse são essenciais para difusão de boas práticas aos produtores rurais e explicou ainda que o iLPF é uma das práticas preconizadas dentro da política de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), e que ainda são desenvolvidas no Estado pesquisas com plantio direto e agroflorestas.

“É essencial trabalharmos em rede. A Embrapa faz pesquisa e treina agentes capacitadores, mas eles é que chegam aos produtores. Entidades como o Senar, ligado a técnicos que atuam no campo, são parceiros essenciais para que esses estudos cheguem a quem realmente precisa”, comentou Barbosa.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br