13 de junho de 2013

Emater e Sindicato Rural disseminam a palma em Monteiro


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Sindicato Rural de Monteiro e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) promoveram no último dia 29 de maio, no município de Monteiro, o Dia do Campo. Na ocasião, os técnicos da Emater apresentaram aos produtores locais a palma resistente irrigada e demonstraram técnicas de cultivo da cactácea.
O evento, que durou toda a manhã, foi marcado por palestras de técnicos que apresentaram a cultura da palma, suas vastas vantagens e possibilidades de utilização, como fabricação de ração para o rebanho, cosméticos, produtos de higiene e culinários. “Este evento específico foi para ensinar os produtores a cultivar a palma resistente à cochonilha do carmim utilizando a irrigação por água de poço. Fizemos o produtor enxergar que a água de poço é mais útil do que se imagina e que a palma responde muito bem a este processo. Além do plantio, destacamos todo o potencial da palma e os treinamentos que SENAR-PB possui nesta área, sempre com foco no desenvolvimento do setor rural e geração de renda”, explica o presidente do Sindicato Rural de Monteiro e organizador do evento, Walmir Azevedo.
Ainda segundo Walmir, os produtores ficaram empolgados com a técnica do cultivo adensado e visitam, diariamente, o campo de demonstração montado pela Emater no município. “Os produtores vêm aqui para observar a técnica e pedir orientação para montar um campo de palma irrigada em sua propriedade. Eles perceberam que é uma técnica eficiente contra a seca, já que a palma só precisa ser regada a cada 15 dias. Se você tiver mil pés de palma irrigada plantada, você conseguirá alimentar cinco vacas de leite no período de um ano, então é uma alternativa que vale a pena investir”, conclui ele.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475