3 de junho de 2013

Empreendedorismo desperta a criatividade profissional


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Para os técnicos das Administrações Regionais do SENAR o empreendedorismo é uma forma de despertar o lado criativo e inovador dos produtores e trabalhadores rurais. Eles participaram esta semana do Encontro Nacional de Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae, que debateu durante três dias a importância do empreendedorismo na educação brasileira.
“Esse encontro vai ser o diferencial a partir de agora. O Sebrae junto com os parceiros vai poder difundir como sempre quis o tema nas escolas brasileiras. E nós do SENAR vamos plantar uma sementinha na cabeça de nossos produtores e trabalhadores rurais para despertar neles a vontade de trilhar novos caminhos e concretizar sonhos por meio de nossos cursos e com ações inovadoras”, destaca a coordenadora do Pronatec no SENAR DF, Simone Barros.
Simone diz que o conteúdo de empreendedorismo já ofertado pelo SENAR nos cursos do Pronatec pode mudar atitudes profissionais possibilitando, a partir daí, melhorias na qualidade de vida dessas pessoas. “É isso que o SENAR pretende com o módulo Empreender no Campo, que o aluno do nosso Pronatec tenha uma nova visão da atividade que desenvolve ou busque trilhar novos caminhos” ressalta.
Fernando Veiga, do SENAR Goiás, concorda. Para ele o tema empreendedorismo é importante para qualquer tipo de treinamento do SENAR, porque participando de um treinamento, o produtor ou trabalhador rural pode abrir os olhos para todas as práticas da atividade que desenvolve.
“O módulo Empreender no Campo serve para criar entusiasmo nos participantes com relação ao treinamento que está fazendo, mas não só isso: incentiva-o a pesquisar e a buscar mais informações sobre as áreas que envolvem a cadeia produtiva em que atua. É uma forma dele não se prender apenas àquela atividade e buscar novos horizontes”, avalia.
Na percepção de Fabrício Gobbo, do SENAR Espírito Santo, o debate proposto pelo Sebrae foi “muito válido” e vai contribuir com a preparação dos instrutores da entidade. “O SENAR saiu na frente com o Empreender no Campo e nossos instrutores já tem conhecimento sobre empreendedorismo porque ministram muitos cursos na área. Porém, a capacitação proposta pelo Pronatec Empreendedor vai somar o conhecimento que eles já têm, contribuindo para melhorarmos os cursos ministrados para nossos produtores e trabalhadores rurais.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR