14 de junho de 2016

Esforço e superação marcam vida de aluna de curso do Senar-PB


Jocélio Oliveira
[addtoany]

por Maryellen Bãdãrãu

“Dona Francisca”, como gosta de ser chamada a senhora Francisca Lopes Alves, cresceu na cidade de São José de Caiana e teve uma vida difícil. Hoje, aos 66 anos, ela conta que abandonou os estudos no final do primeiro grau devido à falta de escolas na cidade. Nessa época, os estudantes tinham que ir a Itaporanga, distante pouco mais de 22 km da cidade, para concluir o segundo grau. Mas o município onde ela morava não disponibilizava ônibus todos os dias, segundo dona Francisca. “Quando eu vi que os meus pais não poderiam arcar com os custos de transporte para que continuasse estudando, aí eu desisti”, contou.

IMG-20160609-WA0001

Francisca Lopes se inscreveu em curso que teve início em maio.

Mesmo diante das dificuldades, ela não parou de sonhar. Dona Francisca casou, teve três filhos e com muito esforço viu a situação financeira se estabilizar. Era o contexto ideal para que ela retomasse os estudos. E foi isso que ela fez. Francisca terminou o ensino médio e se especializou no magistério. Em seguida, iniciou sua carreira profissional numa escola municipal também em São José de Caiana, onde alfabetizava crianças. Após 27 anos de trabalho, e já aposentada, Francisca decidiu assumir um novo desafio pessoal.

Os papéis foram invertidos e de professora ela passou a aluna de um curso numa área totalmente nova para sua realidade. Francisca Lopes Alves é estudante nas aulas de ‘Informática Básica’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB). Até então, dona Francisca nunca tinha utilizado um computador e nem entendia direito sua utilidade, mas não continha a curiosidade ao ver a filha trabalhando no equipamento. Segundo o instrutor Levy Quirino ela está se destacando nas aulas. “Nos primeiros dias de aula, ela se tornou uma referência para os participantes do curso. Eu me sinto honrado em compartilhar um pouco do meu conhecimento com uma pessoa surpreendente como Dona Francisca. Ela demonstra que nunca é tarde para aprender”, afirmou.

Alunos do curso de 'Informática Básica' em São José de Caina, no sertão.

Alunos do curso de ‘Informática Básica’ em São José de Caiana, no sertão do Estado.

Dona Francisca conta que conheceu o Senar-PB e os cursos através do namorado de uma das filhas, que a convidou para aprender sobre informática quando foram abertas as inscrições no Sindicato da cidade.  Agora, ela está entusiasmada com o novo mundo que está conhecendo. “Nunca pensei que o computador soubesse tanto”, disse. Segundo ela, a experiência está sendo incrível e já espera por outras oportunidades do Senar-PB, mesmo que os treinamentos estejam relacionados a outras áreas: o importante é o aprendizado. “Mesmo depois de tantos anos, com tantas vivências, a gente sempre tem o que aprender”, enfatizou. Dona Francisca tem uma pequena propriedade e já pensa em participar dos próximos treinamentos  que possam garantir para ela e para seus filhos novos conhecimentos, capazes de assegurar o sustento da família no futuro.

Novas turmas

Ainda neste mês de junho, o Senar-PB, por meio dos sindicatos rurais, vai promover cursos de informática básica na cidade de Brejo dos Santos (sertão). A previsão é de que as aulas tenham início no próximo dia 27. Pouco depois, no dia 4 de julho, começam a estudar os alunos de Bananeiras (brejo) e Juarez Távora (agreste). Para mais informações sobre cursos e outras atividades na sua região, procure o sindicato rural mais próximo da sua cidade.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br