10 de abril de 2013

Governo incentiva criação de cooperativa produtora de leite


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Agricultores familiares produtores de leite de Santa Cecília, região administrativa da Emater de Campina Grande, a partir de agora, vão poder comercializar os derivados lácteos de forma organizada. Com o apoio e o assessoramento do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, será instalada na segunda-feira (29) a cooperativa de produtores de leite do município. O evento culminará com o Festival do Leite de Santa Cecília.
A estiagem prolongada, o elevado preço da ração concentrada, a presença de atravessadores, a falta de pastagem, o baixo preço dos produtos lácteos, aliada às exigências do mercado consumidor, foram alguns dos fatores que levaram as famílias agricultoras a optarem pela fundação de uma cooperativa, com intuito de buscar alternativas para amenizar os problemas enfrentados.
Com um rebanho de aproximadamente quatro mil cabeças e 400 criadores, Santa Cecília é um dos maiores produtores de leite bovino do Estado, com uma produção diária de 600 litros de leite, o que garante a fabricação de quarenta mil quilos de queijo de qualho por semana. O produto é comercializado em várias cidades da Paraíba e de Pernambuco.
Para o gerente da Emater local, o engenheiro Agrônomo Ailton Francisco dos Santos, a união dos agricultores familiares em cooperativa vai permitir enfrentar os problemas e garantir a sua permanência no campo. “É por meio da organização que os agricultores obtêm respostas para suas dúvidas e fazem valer seus direitos”, completou.
Apesar da seca que castiga grande parte dos municípios paraibanos, Santa Cecília, segundo o técnico da Emater local, é uma das poucas cidades que ainda não registraram mortes de bovinos até agora.
Curso – Os 32 agricultores familiares que integrarão a Cooperativa dos Produtores de Leite de Santa Cecília estão participando de um curso sobre cooperativismo, ministrado pela assessora estadual da Emater e tecnóloga em cooperativismo, Vitória Vítor. Com uma duração de 60 horas/ aula, o curso, que foi dividido em cinco módulos – Sensibilização para o cooperativismo, Cooperativismo básico, Formação de cooperativa, Gestão compartilhada e Gestão de cooperativa. A formação termina no dia 29 de abril, na ocasião da inauguração da cooperativa.
Fonte: Secom-PB