29 de maio de 2017

Cerca de 250 pessoas foram atendidas pelo SENAR durante Exposição de Animais de Campina Grande


Ascom Senar
[addtoany]

Duzentos e quarenta e oito (248) pessoas receberam orientações no estande do SENAR-PB montado na Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), realizada entre os dias 21 e 28 de maio em Campina Grande. O volume representa uma média de 31 pessoas por dia. O evento não era realizado há 7 anos.

“A Feira foi um momento de construção e troca de conhecimento entre produtores e técnicos, demonstrando assim que eventos como esse vem somar verdadeiramente para o crescimento da agropecuária paraibana”, avaliou o instrutor Oliveiros Olveira Feire.

Veja também

Ciência e tecnologia são essenciais para a agropecuária, defende Mário Borba em encerramento da Expapi

O produtor Agnaldo Nascimento foi um dos primeiros a visitar o espaço do SENAR. Ele cultiva palma na propriedade e comentou que a variedade não era resistente às pragas, e que o plantio também não tinha sido feito do modo mais apropriado.

“Achei muito bom conversar com o instrutor, porque ele me passou muitas informações importantes para quem está no cultivo da terra. Esse sistema de plantação da palma é muito interessante, eu não cultivava da forma que ele me explicou. Já vou arrancar a palma ruim e implantar essa que ele me mostrou”, disse.

Produtor Agnaldo Nascimento recebe orientações do instrutor Félix Queiroga

Produtor Agnaldo Nascimento recebe orientações do instrutor Félix Queiroga

No estande do SENAR foi montado um campo demonstrativo para o plantio de palma e para controle alternativo de Cochonilha de Escama, que atingem a planta. A estimativa é de que o rendimento médio da receita seja de 1 hectare de palma numa solução para bomba de 20 litros, a depender do nível de infestação.

“Cerca de 90% dos produtores que visitaram o nosso estante tinham problemas com essa praga. Orientamos todos para aplicação de uma solução natural para controle alternativo da cochonilha de escama”, comentou o instrutor do SENAR, Félix Queiroga. Veja receita abaixo.

O local também serviu para mostrar o manejo correto para produção de feno. O foco foi apresentar ao produtor formas de produção de alimento. Foram essas técnicas que chamaram atenção do produtor José Maria Cândido Costa, no Agreste Paraibano.

IMG_2353“Para a gente que é agricultor, esse espaço é muito bom para tirar dúvidas e ter informações sobre a nossa atividade. São conteúdos pertinentes à rotina do produtor. E as alternativas que o instrutor apresentou sobre o feno e a palma são possíveis e viáveis de realizar”, comentou.

Confira abaixo a receita para controle alternativo e natural da Cochonilha de Escama. O produtor pode avaliar a eficiência a aplicação, tentando remover a escama com a própria mão. O chamado “mofo” deve sair com o movimento.

Itens:
1 litro de óleo de algodão bruto
1 kg de sal comum
800ml de detergente neutro

Modo de preparo:
Misturar os itens em 5 litros de água e mexer bem.
Depois coloque a solução numa bomba de 20 litros e completar com água.
Aplicar diretamente no foco preferencialmente pela manhã
Repetir a aplicação após 15 dias.

Assista a reportagem do Canal do Produtor sobre a Exposição:

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br