28 de agosto de 2020

Mário Borba analisa o setor agropecuário paraibano em entrevista


Ascom Senar

Mário Borba, presidente da Faepa.

O presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, considera que o cenário da agropecuária na Paraíba é promissor no curto prazo. Segundo ele, apesar dos efeitos da pandemia, o ano de 2020 contou com um inverno regular que impacta positivamente o setor.

“Os reservatórios do Estado tiveram uma recuperação dos seus níveis em torno de 60% a 70%, como nos casos de Coremas e Boqueirão, por exemplo. Nós temos a transposição em andamento e tudo isso contribui”, afirmou Borba, durante entrevista no Jornal da Integração da Rádio Campina FM, na última quarta (26).

Durante a entrevista, ele também falou sobre o perfil e o potencial do agronegócio na Paraíba destacando a produção sucroenergética, como um segmento que gera renda e receita, além da produção e exportação de frutas, com destaque para o abacaxi. Borba também defende que a atividade pecuária é a vocação de regiões secas, como a que predomina no Estado.

“Nas regiões onde chove mais de 1.000 milímetros ano e tem terra plana, o cultivo de grãos irá predominar. Eu vejo a Paraíba e o Nordeste como muito promissores para pecuária, seja com gado de corte, aves, caprinos e ovino. É assim em todas as regiões secas do mundo, a exemplos de áreas no México, Austrália e Estados Unidos”, resumiu.

Confira a entrevista:

Importância da capacitação

O atendimento oferecido pelo Senar aos produtores rurais paraibanos na caprinovinocultura também foi tema da entrevista. Mário Borba defendeu que para se destacar no cenário atual, o agricultor e o pecuarista precisam inovar para poder alcançar resultados positivos.

“Cadastramos 600 produtores para fechar a cadeia produtiva. É preciso organizá-la, não podemos só esperar pela compra governamental do leite, temos que investir na produção dos derivados do leite de cabra. É para isso que estamos com um programa de assistência técnica e gerencial na região do Cariri”, defendeu.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6009
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb

senarpb.com.br