26 de agosto de 2016

Negócio Certo Rural inicia atendimento com duas turmas na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

O Programa Negócio Certo rural abriu suas primeiras turmas em duas cidades do interior da Paraíba: Mamanguape e Itapororoca. O objetivo é atender 40 turmas no Estado até o final de 2017. O NCR tem o propósito de estimular o empreendedorismo rural e foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O produtor da cadeia de fruticultura de Itapororoca, Edmilson Teixeira, acredita que o programa vai ajudar a otimizar o trabalho. “Eu esperei muito por esse curso pois vejo que estamos produzindo de qualquer maneira aqui. Acredito que os produtores ainda estão muito desorganizados e o NCR vai ser muito importante por isso. Quero muito que nossa situação mude para melhor”, afirmou.

ncr_itapororocaAs turmas foram fruto das demandas das cidades, e consequentemente as próximas turmas também serão mobilizadas com o objetivo de atender as necessidades locais. O primeiro encontro com os produtores, aconteceu no último sábado (20), em que foram sensibilizados e orientados individualmente para análise das propriedades. O foco do programa é capacitar o pequeno produtor para que ele e sua família possam gerir e encarar sua terra como uma empresa que pode gerar lucros.

Para o Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, esse curso traz benefícios para todos os envolvidos. “É uma via de mão dupla: o Senar ganha porque levar educação e profissionalização para as pessoas do campo é nossa missão; o produtor ganha porque se capacita e se profissionaliza, obtendo mais oportunidades de melhorias dos resultados e consequentemente, a sociedade também se beneficia, pois com mais produção eficiente, teremos mais demanda e menor preço para a população que consome esses alimentos”, enfatizou.

O NCR utiliza uma metodologia que facilita a aprendizagem e melhora o trabalho no campo, utilizando ferramentas simples de gestão, em que os participantes aprendem a melhor administrar e desenvolver sua terra. “O NCR é um programa muito importante para o agronegócio, pois capacita os produtores na parte de organização das propriedades e de sua atividade de produção. E também possibilita a identificação de outras culturas possíveis – e mais rentáveis – para o produtor”, avalia o supervisor do NCR do Senar-PB, João Paulo Pereira.

Para realizar a inscrição no programa, o produtor tem que comparecer no Sindicato dos Produtores Rurais da cidade em que ele deseja e solicitar o formulário de inscrição. O programa oferece certificação com carga horária de 48h para os participantes, sendo 40h de conteúdo teórico, 2h de acompanhamento individual em sala e 4h de acompanhamento por propriedade. No final do curso, o produtor monta seu próprio plano de negócio baseado nas necessidades de sua propriedade.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br