4 de agosto de 2017

Organização e assistência técnica do Sistema CNA/SENAR são modelos para a Nigéria


Ascom Senar
[addtoany]

nigeria1

Comitiva do país africano conheceu atuação e programas das duas entidades

Brasília (03/08/2017) – Exemplo em produção, tecnologia e sustentabilidade, o Brasil é uma das maiores referências para a África no setor agropecuário. Interessados em conhecer a entidade que representa os produtores brasileiros, professores e estudantes do Instituto Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos (NIPSS, em inglês), da Nigéria, visitaram a sede do Sistema CNA/SENAR nesta quinta-feira (3/8), em Brasília.

A apresentação foi coordenada pelo assessor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Masson. Ele explicou a estrutura da CNA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), além de abordar temas como aplicação de tecnologias, a trajetória de desenvolvimento da agricultura no Brasil e a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR. A assessora da Unidade de Cooperação Internacional do SENAR, Bárbara Lopes, destacou os programas de cooperação internacional que a entidade desenvolve em países da África, como Moçambique e Angola.

nigeria2

“Não há como desenvolver a agropecuária de um país sem organização e assistência técnica. Foi essa mensagem que procuramos passar para eles”, resume Thiago Masson.

Um dos temas que mais despertou o interesse dos visitantes foi a experiência do Brasil para se tornar uma potência agropecuária mundial, especialmente com relação ao uso da ciência e de tecnologias. Os nigerianos também aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o modelo de agricultura brasileiro e financiamento agrícola.

“Aprendemos muitas coisas e podemos observar como a CNA e o SENAR estão ajudando os produtores brasileiros. Muitas ideias que foram apresentadas aqui poderão ser levadas para a Nigéria”, declara o diretor-executivo do NIPSS, Usman Nasirdeen.

A comitiva permanecerá no Brasil até o dia 11 de agosto. Na agenda, além do Sistema CNA/SENAR, o grupo terá encontros no Ministério da Agricultura, na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e participarão ainda da 13ª TecnoCarne  – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Proteína Animal, em São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil