20 de junho de 2016

Paraíba seleciona jovens que vão representar estado na etapa nacional do CNA Jovem


Jocélio Oliveira
[addtoany]

João Pessoa sediou terceira etapa do CNA Jovem no último fim de semana

João Pessoa sediou terceira etapa do CNA Jovem no último fim de semana

Extrair o melhor de cada pessoa envolvida nos processo de produção dentro do agronegócio foi principal aprendizado que o CNA Jovem ofereceu a Iury Araújo. “Como cada pessoa tem um jeito particular, desde fornecedores a funcionários, essas etapas ajudaram a desenvolver a questão de relacionamento nesse ambiente, para tirar o máximo de cada um”, explica. O engenheiro Ambiental, que atua em Sousa, cidade do sertão paraibano, foi um dos selecionados na Paraíba para representar o estado na etapa nacional do programa.

Os quatro nomes foram divulgados durante a terceira e última etapa do Encontro Estadual do programa, que aconteceu no último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de junho, em João Pessoa. Além de Iury, também foram selecionados Rogério Leite Araújo, Márcio André Ernesto Ribeiro do Rêgo e Rafael Gouveia de Andrade.

Iury Araújo, Márcio André, Rogério Leite e Rafael Gouveia foram os quatro novos líderes selecionados na etapa estadual do CNA Jovem

Iury Araújo, Márcio André, Rogério Leite e Rafael Gouveia foram os quatro novos líderes selecionados na etapa estadual do CNA Jovem

Para um dos instrutores do programa, Pablo Araújo, o rendimento dessa turma foi acima da média. “Nós avaliamos os desafios propostos para todos e o nível deles está muito alto. Acredito que eu ficaria de fora se estivesse concorrendo com eles. O pessoal tem um potencial muito alto. As pessoas que vão para Brasília tem muita capacidade e com certeza estão na disputa para ir à China também”, comentou.

No encontro, oito projetos entre os finalistas foram selecionados para serem apresentados nessa última fase, e ao final, os 4 representantes da Paraíba foram escolhidos para a etapa nacional.  Segundo Gabriel Petelinkar, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar Paraíba (Dater), “todos os participantes fizeram um ótimo trabalho e, dessa forma, a escolha dos quatro finalistas foi muito difícil. Mas qualquer um deles tem capacidade de representar o sistema Faepa/Senar por onde forem, quer seja em congressos ou demais eventos”, disse.

Na ocasião, estavam presentes o Presidente do sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, o Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, e o Coordenador do CNA Jovem no Estado, Gabriel Petelinkar, além dos instrutores responsáveis pela avaliação dos jovens talentos.

Para avaliar os candidatos, o programa mantém um padrão nacional com recomendações da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para padronizar o programa em todo o país. Seguindo as avaliações, os instrutores pontuam os participantes por cada etapa e no final o resultado é validado pelo coordenador. O presidente Mário Borba ressalta que no CNA Jovem não há vencedores, mas sim pessoas que vão melhor representar a Paraíba na etapa final. “O mais interessante nisso tudo é que eles querem continuar no estado, podendo futuramente ser nossos instrutores e, quem sabe, presidente de Sindicato ou diretores e presidentes das federações”, ressaltou.

Programa pretende formar novos líderes para sucessão no agronegócio

Programa pretende formar novos líderes para sucessão no agronegócio

Para o Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o programa CNA Jovem é uma oportunidade de incentivar a liderança local: “Para nós que fazemos a Faepa/Senar-PB é mais uma chance de tentar oxigenar o sistema com nossos jovens que estão com a mente voltada para a liderança, quebrando paradigmas e tentando levar educação de qualidade aos nossos produtores, que são nossa base”, falou. Na fase nacional, jovens de todas as federações vão se reunir para se capacitarem ainda mais, tendo a oportunidade de se desenvolverem ainda mais e serem selecionados para conhecer as demandas do agronegócio da China.

Essa é a expectativa de Iury Araújo, que garante repetir o esforço da etapa estadual também na disputa com jovens líderes de todo país.“Vamos passar para a etapa nacional e eu já me imagino na China. Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para conseguir”, disse.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br