21 de maio de 2018

Parceria entre Senar, CGU e Instituto Maurício de Sousa terá projeto piloto no segundo semestre deste ano


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (15/05/2018) – Os primeiros materiais do projeto “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” serão testados em algumas escolas do Brasil no segundo semestre deste ano. A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa (IMS).

A diretora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa, e a coordenadora de Formação Inicial e Continuada e Promoção Social do Senar, Deimiluce L. Fontes Coaracy, participaram de uma reunião de atualização e revisão de conteúdo com a equipe técnica do IMS nesta sexta-feira (11), em São Paulo.

Nesta etapa, o material didático dos módulos está sendo adaptados para a versão digital e também estão sendo preparados os Cadernos do Professor e do Aluno. Segundo Andréa Barbosa, a intenção é realizar um teste “piloto” em escolas com realidades diferentes, a partir de agosto.

“Queremos verificar, principalmente, o acesso às versões online e offline dos materiais, visto que muitas escolas no Brasil não possuem acesso à Internet e nem mesmo computadores. Temos uma preocupação grande com a inclusão e, se for necessário, vamos imprimir o material”, afirmou Andréa.

Projeto – O projeto tem caráter artístico-pedagógico e visa levar conhecimento sobre ética e cidadania de forma lúdica e interativa aos estudantes de 5ª série do Ensino Fundamental I, às suas famílias, professores e demais funcionários de escolas públicas.

“As histórias em quadrinhos fazem parte da construção do nosso imaginário coletivo, e essa é a importância de desenvolver tais temas com as crianças, para que elas cresçam não só entendendo, mas praticando a ética e a cidadania”, disse Deimiluce.

O material estará disponível em formato digital gratuitamente na Internet. Será composto por Caderno do Professor, Caderno do Aluno, Revista de Atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Dividido em quatro módulos, o conteúdo vai abordar temas como autoestima, inclusão e respeito à diversidade, cidadania, desenvolvimento sustentável e cuidados com o patrimônio, para incentivar as crianças a cuidarem do seu ambiente escolar. 

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA