15 de maio de 2015

Participantes do CNA Jovem da Paraíba se engajam em projetos


Ascom Senar-PB
[addtoany]

IMG_0494

Gabriel Petelinkar, Victor Chianca, Pablo Araújo, Paulo Borba e Gustavo Hybernon

Após participação no CNA Jovem, os representantes da Paraíba, motivados pela experiência obtida no programa, se empenham cada vez mais nos projetos do Sistema Faepa/Senar-PB, formando novas parcerias e disseminando conhecimento. A iniciativa surge da oportunidade de estar cada vez mais perto desses jovens líderes do agronegócio, trazendo para a regional toda bagagem de aprendizado adquirido.

Dois dos participantes já estão diretamente ligados ao Senar Paraíba. O engenheiro agrônomo, Pablo Araújo, faz parte do quadro de instrutores e ingressou como tutor presencial da disciplina de Introdução ao Agronegócio, do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-TEC Brasil. “Pretendo aplicar todo o conhecimento que adquiri durante o programa dentro da sala de aula”, disse Pablo. Outro recém-contratado é Gabriel Petelinkar, que além de ser o novo Coordenador de Arrecadação, também está à frente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), recentemente incorporado na instituição.

Já o engenheiro ambiental, Victor Chianca Heim Teotônio, está com as atenções voltadas para a sua empresa de consultoria ambiental, a Eco Consult – Serviços e Projetos de Engenharia Ltda. Dentre os serviços prestados, eles oferecem consultoria para os produtores que precisam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Pensando em fortalecer ainda mais a base do agronegócio no estado, os cinco jovens planejam abrir um Sindicato de Produtores Rurais. “Queremos fazer um projeto para abrir um Sindicato Rural modelo no município de Pedras de Fogo-PB e colocarmos em prática tudo o que foi aprendido ao longo do programa. Mas é algo que ainda está em planejamento”, ressaltou Victor Chianca. A proposta é de colocar Paulo Borba (o quinto participante do CNA Jovem) como presidente do Sindicato, por fazer parte dos agronegócios da região e estar por dentro das necessidades. Segundo Gabriel, a região foi escolhida por seu alto nível na agropecuária do estado, com grandes produtores de cana de açúcar, abacaxi e avicultura. Além de não ter nenhum sindicato de apoio aos produtores da região.

Gustavo Hybernon fez seu projeto final do CNA Jovem voltado para a reativação do calendário de feiras e exposições no estado, principalmente a do Parque Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. As feiras agropecuárias estavam paradas desde 2010, mas estão retornando a ativa este ano. Gustavo está cada vez mais envolvido com a área. Este mês participou da ExpoZebu, que aconteceu em Uberaba, Minas Gerais. Formado no curso de Direito, afirma que está sempre à disposição do Sistema Faepa/Senar-PB. “Pretendo me especializar em Direito agrário e imobiliário. Não quero mais deixar de trabalhar com a agropecuária”, disse.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br