25 de março de 2019

Participantes do CNA Jovem nacional conhecem processo legislativo


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (23/03/2019) – O primeiro encontro do ano do CNA Jovem Nacional, que começou na sexta (22), teve como foco apresentar e debater o processo legislativo com os seus participantes. O programa, promovido pelo Sistema CNA/Senar, está na sua 3ª edição e busca desenvolver lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

A programação começou com uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo e uma visita ao Congresso Nacional. Durante a atividade, os jovens aprenderam sobre as funções da Câmara dos Deputados, princípios da instituição e como ocorre a tramitação constitucional, entre outros pontos. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) acompanhou os trabalhos.

Andréa Barbosa recebeu os jovens no Congresso Nacional

“Nesse primeiro encontro, além de conhecer a estrutura física do Legislativo, eles vão exercitar como que é aprovado um Projeto de Lei e aprender todo o trâmite existente até a votação. Queremos que eles vivenciem esse processo na prática”, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andréa Barbosa.

Três jovens da Paraíba estão participando desta terceira edição do programa. São eles Jocélio Oliveira, natural de Campina Grande, Juliana Pereira, de Catolé do Rocha e Tatiana Pontes de Mulungu.

À noite aconteceu a solenidade de abertura, onde os 61 jovens de 21 estados participantes dessa etapa foram apresentados. O grupo assistiu à palestra “No topo do mundo – Conquistando o seu Everest”, com o alpinista Cristiano Müller. Ele foi o 16º brasileiro a escalar o Monte Everest, no Nepal, com 8.848 metros. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, esteve presente no evento.

“Cada um tem o seu Everest. O meu foi escalar a montanha mais alta do mundo. No caso deles, independentemente o objetivo que possam ter, é importante investir em planejamento e executar o projeto de forma profissional. Fazer parte do programa CNA Jovem é um diferencial e com certeza vai levá-los a ter sucesso”, disse Cristiano Müller.

Cristiano Müller

Expectativa – Filha de produtores rurais do oeste catarinense, a engenheira agrônoma e diretora de Turismo no município de Itapiranga (SC), Carine Babick, de 26 anos, espera que a etapa nacional do CNA Jovem permita conhecer os desafios dos outros participantes e como eles poderão ser aplicados nas diferentes realidades brasileiras

Carine Babick

“Não tem como estimar a importância desse programa. Desde o começo até agora, a evolução que eu percebo em mim é muito boa. Creio que conseguimos influenciar muitas outras pessoas a desenvolver espírito de liderança e a ver os seus potenciais que, às vezes, estavam adormecidos”, declarou.

A médica veterinária Natacha Lüttjohann, de 28 anos, considera o CNA Jovem uma experiência única que possibilita conhecimentos sobre o Agronegócio e o desenvolvimento de relações pessoais, algo fundamental para que eles se tornem líderes regionais.

Natacha Lüttjohann

“Quero criar vínculos com pessoas de outros lugares do Brasil e levar para o Rio Grande do Sul aquilo que ele precisa. Ver experiências novas e o que está faltando no meu estado para que possamos agregar”.

O “mundo do agronegócio” entrou na vida de Enielson Almeida, de 30 anos, quando ele ajudou a administrar uma fazenda no Amapá. Para o arquiteto, participar do programa é uma oportunidade de autoconhecimento e de ser uma pessoa melhor para contribuir com um setor tão importante para o Brasil.

Enielson Almeida

“O CNA Jovem é como um foguete que rapidamente me tirou de uma posição de conforto e me elevou a outro patamar. Agora percebi que não existe um limite, existe sempre um crescimento contínuo na nossa vida”, destacou.

Programação – A programação prossegue hoje (23) com a palestra “Uma visão do futuro da agropecuária”, com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. Ao longo do dia também será realizada uma atividade para a priorização e definição dos desafios e o início da oficina sobre Processo Legislativo.

Domingo haverá a continuação dos trabalhos e o fechamento das atividades e orientações da coordenação para os próximos encontros. Durante essa etapa, os participantes irão definir os desafios do Agro que serão trabalhados em grupos com o objetivo de encontrar soluções inovadoras ao longo dessa edição.

Veja mais fotos do evento clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira e Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil