10 de junho de 2013

Pensamento Estratégico: como aplicá-lo no meio rural


Ascom Senar-PB

O pensamento estratégico é fundamental para a sustentabiildade e desenvolvimento do seu negócio. Isso é fato. Mas como por em prática diretrizes estratégicas? Quais são as etapas deste processo? O que deve ser considerado? Como priorizar as ações? Por onde começar?
Se considerarmos que você já passou pelas etapas de análise das oportunidades e ameaças do mercado, bem como o autoconhecimento das forças e fraquezas do seu negócio, o próximo passo é projetar o futuro e definir como se chegar (bem) ao destino pretendido.
DEFINIÇÃO DA IDENTIDADE E DESTINO DO EMPREENDIMENTO
Toda organização, seja qual for (rural, industrial, pública, etc.) tem uma missão, que é a razão da sua existência. Logo, o caminho acertado para que o pensamento estratégico permeie suas ações é a definição (ou validação) da missão do seu negócio. Agregada a este passo está a projeção da sua visão (que é aonde você quer chegar). Seguem algumas dicas:
• MISSÃO: perguntas a serem respondidas pela declaração de uma missão: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos?
Embora relativamente fixa, a missão deve ser atualizada e redimensionada com o passar do tempo e com as mudanças nos negócios, pois é ela que agrega identidade à organização. Algumas missões de empresas do agronegócio brasileiro:
– Melhorar a vida, contribuindo para o aumento sustentável da oferta de alimentos e bioenergia, aprimorando a cadeia global de alimentos e do agronegócio. (Bunge)
– Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis, em escala mundial. (BRF)
– Produzir leite de qualidade em escala industrial, com alto nível de tecnologia e respeito ao meio ambiente, gerando resultados satisfatórios e contribuindo para a realização e crescimento profissional da “família São João”. (Fazenda São João, Inhaúma / MG)
• VISÃO: em geral, a visão está mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que como ela realmente é, posto que ela representa o destino que se deseja transformar em realidade.
ESTABELECIMENTO DA ROTA A SER PERCORRIDA
Objetivos são os resultados específicos e concretos que você pretende alcançar em um determinado período de tempo. Para serem úteis, os objetivos devem possuir as seguintes características:
• MENSURÁVEIS. Capazes de definir quando são ou não atingidos.
• REALÍSTICOS. Que possam ser alcançados no período de tempo estabelecido e com os recursos disponíveis.
• DESAFIADORES. Que requeiram esforço das pessoas.
• DEFINIDOS NO TEMPO. Que exijam um lapso de tempo para sua consecução.
• RELEVANTES. Que as principais áreas de resultados da organização.
• MOTIVADORES. Que estejam ligados a recompensas pelo seu alcance.
Neste ponto, você está definindo seus objetivos ‘estratégicos’. Mas o caminho para o pensamento estratégico ainda exige que você e sua equipe definam outros objetivos (a serem cumpridos por todos, cada qual conforme sua responsabilidade e área), que são os ‘táticos’ e os ‘operacionais’. Num empreendimento rural, em que a motivação e a capacidade da equipe é fundamental para a produtividade e a qualidade, metas próximas à realidade da realidade da equipe são cruciais. Acompanhe os próximos artigos e saiba mais sobre ferramentas que poderão ajudá-lo no exercício do
pensamento estratégico. 


Fonte: Rehagro