27 de maio de 2014

Prêmio Mérito Rural reúne profissionais da agropecuária


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A entrega do Prêmio Mérito Rural, promovido pelo Sistema Faepa/Senar para homenagear as empresas e os profissionais que foram destaques no meio agropecuário entre 2012-2014 aconteceu nesta quinta-feira (22/05), na Casa Roccia, em João Pessoa, em uma noite de comemorações. Além da Entrega de Prêmio a entidade celebrou o aniversário de 20 anos de criação do Senar Paraíba.

O evento contou com a presença de produtores, autoridades e líderes sindicais de todo país. O vice-presidente da CNA, João Martins representou a Senadora Kátia Abreu, que não pode se fazer presente. Também participou o superintendente do Senar Nacional, Daniel Carrara, presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária/Senar, do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, entre outras lideranças regionais.

O prêmio reconheceu 11 personalidades, em seis diferentes categorias: Agroindústria; Produtor Rural; Pesquisa e Ensino; Lideranças; Formação Profissional Rural e Prêmio Mérito Henrique Vieira de Albuquerque Melo, condecoração especial concedida à personalidade de maior destaque por uma atuação decisiva na agropecuária paraibana.

Segundo o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, os vencedores foram escolhidos através de um júri especial formado pela direção do Senar, representante do Conab, da OCB/Sescoop e do SFA/Mapa. “Nos reunimos no último dia 12 de maio para avaliar todas os nomes que foram indicados por nossos parceiros, colaboradores e empresas agropecuárias. Em votação, chegamos a um consenso e hoje é o grande dia de entregar os troféu aos vencedores”, explica o presidente.

Além de premiar os melhores do setor, o Senar-PB promoveu uma apresentação teatral relatando o avanço da agropecuária no últimos 20 anos e como o Senar teve participação decisiva para a melhoria de vida de muito produtores. Nesses 20 anos, mais de 110 mil produtores e trabalhadores rurais foram capacitados, além de suas famílias com projetos sociais.

A noite de homenagens contou também com a palestra “Agropecuária do Século XXI, Desafios e oportunidades”, proferida pelo ex-ministro do Planejamento, Roberto Brand.

Confira a lista dos vencedores do Prêmio Mérito Rural 2014:

Agroindústria
• Maior contribuinte do Senar-PB em 2013: Bio Sev – Unidade GIASA
• Empreendedorismo: Laticínio Belo Vale – Iogurte Isis – Marcos Guedes

Produtor
• Superação: Manoelito Dantas Villar
• Inovação: Paulo Raich (Presidente da Aprodes PB)

Pesquisa Agropecuária:
• Aplicabilidade: Ricardo Leite – Pesquisador Emepa
• Inovação: Edson Batista e Ailton Melo – Pela pesquisa da micro propagação da palma por fracionamento do cladódio

Liderança Agropecuária
• Mobilização e união: Vanildo Pereira – Presidente do Sindicato Rural de Alagoa Grande
• Relevantes serviços prestados: Aldomário Rodrigues – Coordenador do Programa do Leite

Formação Profissional Rural
• Mobilizador: Josenildo Guedes dos Santos– Solânea-PB
• Instrutor: Oliveiros de Oliveira Freire

Especial – Prêmio Mérito Rural Henrique Vieira de Albuquerque Melo
• Ivanilson Araújo – Grupo Santana

Assessoria de Comunicação
Sistema Faepa/Senar