3 de junho de 2015

Primeira ação do Útero é Vida atende 130 mulheres


Ascom Senar-PB Nazarezinho, PB
[addtoany]

utero 2

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) realizou no sábado (30), a primeira ação do Programa Útero é Vida na Paraíba. A primeira cidade a receber o mutirão para realização dos exames foi Nazarezinho, localizada no sertão paraibano. A ação tem como objetivo principal a prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas mulheres do meio rural.

A ação do Senar- PB em prol da proteção da saúde rural foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade e com o Sistema Único de Saúde (SUS), que divulgará os resultados dos exames à comunidade atendida em aproximadamente 90 dias, através do Posto de Saúde da Família (PSF).

Para a gestora do Útero é Vida da regional da Paraíba, Véra Figueirêdo, além do diagnóstico e combate ao câncer do colo de útero, o programa tem a intenção de voltar as atenções para a saúde da mulher do campo. “Dar essa oportunidade para as mulheres do meio rural é muito gratificante. A realização deste dia é uma forma de conscientiza-las sobre da importância da prevenção e educação a respeito da saúde, aumentando assim, sua qualidade de vida”, falou.

Além dos exames, durante toda a manhã, foram realizadas palestras educativas sobre a saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção do câncer do colo do útero. As participantes ainda tiveram acesso ao espaço beleza, onde puderam fazer cortes de cabelo, escovas e manicures. Simultâneo com as atividades para as mulheres, as crianças participavam de diversas atividades de entretenimento na Rua do Lazer, espaço de recreação e atividades infantis.

Ainda este ano, o Senar-PB pretende realizar mais três ações e atender mais de 500 mulheres. O próximo evento acontece no dia 11 de junho no município de Cacimba de Dentro.

Confira os depoimentos de quem participou:

 

Teresa Alves Lins
“Participei da palestra e fiquei muito satisfeita com as informações que foram passadas. Muitas mulheres não tem o devido conhecimento sobre a saúde do seu corpo e tendo acesso a esse tipo de iniciativa se tornam cada vez mais bem informadas”.

Railda Victor – 35 anos
“Só tenho elogios a essa ação que o Senar-PB está promovendo. Muitas vezes, nós mulheres, colocamos obstáculos para fazer esses exames, sempre deixando para depois e isso não é bom. A prevenção é muito importante. Também assisti a palestra e achei bem proveitosa, deu para esclarecer muitas dúvidas”.

SONY DSC

Adelina Gomes de Oliveira – 65 anos
“Foi a primeira vez que realizei um exame ginecológico. Duas das minhas irmãs, faleceram de câncer no útero, e isso me encorajou a vir aqui hoje participar do evento”.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br