12 de abril de 2018

Programas de Aquisição de Alimento e de Alimentação Escolar são debatidos no IV Fórum de Prefeitos


Ascom Senar
[addtoany]

Os procedimentos do Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar foram discutidos nesta quarta-feira (11) no IV Fórum de Prefeitos da Paraíba pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sérgio Martins. O objetivo da palestra era destacar os procedimentos para executar esses programas, no que diz respeito às contribuições previdenciárias.

“Os programas são importantes, pois fomentam a agricultura familiar nos municípios além de alimentar pessoas em situação precária. Contudo, nós observamos uma grande informalidade quando o programa não é orientado aos produtores e quando o recolhimento da previdência não é feito. Queremos alertar aos gestores para que façam o devido recolhimento e incentivem a agricultura em suas cidades”, explica Sérgio.

O vereador de Sumé Bonilson De Lima aponta a importância dos programas para municípios com vasta zona rural. “Nós que moramos no interior, dependemos muito da agropecuária. O PNAE beneficia a todos que contribuem com ele. Os municípios trabalham com o setor produtivo no campo para que os produtores tenham uma regularidade e escoamento de produção”, afirma Bonilson.

O superintendente mostrou ainda como o recolhimento previdenciário financia as atividades de profissionalização dos homens do campo feitas pelo SENAR. De acordo com a contribuição das empresas, o SENAR pode aumentar sua capacidade de ter recursos e atender os seus produtores com maior excelência e número. “Infelizmente, dos 223 municípios do nosso Estado, apenas 11 fazem a contribuição”, aponta Sérgio.

O SENAR está com um stand no TCE até o final do evento para esclarecer dúvida e informar sobre arrecadação e cursos disponíveis pelo sistema.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
@faepasenarpb
senarpb.com.br