8 de outubro de 2013

Pronatec: Sucesso para o meio rural da Paraíba


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) tem trabalhado arduamente para divulgar e implantar o Pronatec no Senar nos municípios paraibanos. O programa, que é promovido pelo Ministério da Educação, tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos de entidades de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o SENAR, e a contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional voltada à população rural.
Os primeiros resultados já estão aparecendo no meio rural. Ao longo de 2013 foram realizadas 14 turmas do Pronatec, em diversas áreas de conhecimento. Outras turmas estão em andamento, conforme explica a assessora de planejamento e programas especiais do SENAR-PB, Véra Figueiredo. “Todo ano estabelecemos metas para os nossos programas e com o Pronatec não é diferente, vamos encerrar o ano com 20 turmas divididas nos cursos de bovinocultor, apicultor, fruticultor e horticultor orgânico”, relata.
Casos de sucesso
O município de Sapé encerrou no começo de setembro duas turmas do curso de Horticultor Orgânico e, como prova do sucesso da ação Pronatec, os 30 alunos do curso participaram da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Sapé, expondo conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Os alunos ficaram muito empolgados e se dedicaram bastante a esse projeto e isso chamou a atenção de alunos e professores de outras escolas. Todo mundo queria conhecer a produção de hortas. Devido a esse sucesso, eles foram convidados pela prefeitura a fazer parte dessa conferência municipal e apresentaram cartazes, trabalhos de pesquisa, redações e uma palestra sobre horta orgânica”, explica o instrutor do curso, Oliveiros de Oliveira Freire.
Essa turma de alunos do Pronatec no Senar foi além do aprendizado sobre as técnicas de fazer e cuidar de hortas orgânicas. Segundo Oliveiros, os alunos resolveram poupar o auxílio financeiro repassado pelo Pronatec, que geralmente é usado pelos alunos para o lanche diário e para fazer uma festa de encerramento do curso, para ajudar crianças com câncer do Hospital Laureano, em João Pessoa. “Os alunos me consultaram acerca da ideia e eu fiquei maravilhado. Abrir mão de uma comemoração para fazer outro sorrir é sensacional, fico feliz que tenha acontecido com uma turma minha. Eles arrecadaram cerca de 200 brinquedos e compraram material de higiene pessoal, pintaram a cara, se travestiram de palhaços e levaram à ala infantil do hospital um pouco de alegria e solidariedade”, conclui entusiasmado o instrutor.
Outras turmas alcançam resultados positivos após a conclusão dos cursos do Pronatec no Senar. A exemplo, duas turmas do curso de Fruticultor no munícipio de Alagoa Nova foram procuradas por produtores rurais locais para realizar poda em plantações de laranjas e outras frutíferas. “É exatamente esse o nosso objetivo! Nós levamos às pessoas do campo a capacitação, dando a elas a oportunidade de trabalhar e gerar renda. Casos assim se repetem frequentemente em nossa instituição, seja no Pronatec ou em qualquer outra ação que realizemos, e isso nos dá a sensação de dever cumprido”, salienta o superintendente do SENAR-PB, Sergio Martins.

Novas turmas

De acordo com o superintendente para 2014, o Senar/PB pretende apresentar inovações para o programa, como os novos cursos de Vivericultor e Jardineiro,  oferecendo assim novas oportunidades de profissionalização para esses jovens. Algumas turmas ainda estão em andamento. O município de Umbuzeiro recebeu duas turmas do Curso de Apicultor. Já em Areia, serão duas turmas de Bovinocultor ainda no mês de outubro. “O SENAR-PB acredita muito nessa parceria com o MEC e na capacitação do jovem da zona rural. É um compromisso grandioso que assumimos com as famílias do campo e os resultados são visíveis a curto e médio prazo”, ressalta o superintendente do SENAR-PB, Sérgio Martins, destacando que no próximo ano a previsão é ampliar ainda mais o atendimento nessa modalidade de ensino.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819