20 de junho de 2013

Repasse de cabras garante renda para agricultores de Alagoas


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Mais de 20 famílias assistidas pela Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa) foram beneficiados, na última quarta-feira (12), com o repasse de 428 cabras, numa ação do Governo do Estado, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A entrega ocorreu no assentamento Pacu-Machado, zona rural de Pão de Açúcar, e cada produtor recebeu 20 animais.
Este foi o último lote, de um total de 2.400 animais, já repassados aos agricultores da Cafisa que vivem em assentamentos da reforma agrária em Pão de Açúcar e em São José da Tapera. A intenção é aumentar a produção de leite e, assim, fortalecer a cooperativa, que comercializa a produção com as prefeituras, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Além do leite, a presidente da Cafisa, Luciene Gadi da Costa, apresentou outros produtos: doce, cocada, iogurte e queijos. Segundo ela, os produtos também são vendidos por encomenda. Sobre a entrega das cabras, Luciene afirmou: “já está mudando a nossa realidade, mudando a vida de muita gente, e muitos que não acreditavam na cooperativa, hoje querem participar”.
Por cada litro de leite entregue na cooperativa, o agricultor recebe R$ 2,00. Esse era um dos motivos do entusiasmo de José Domingos Rosa dos Santos, agricultor do assentamento Alemar, que participou da solenidade para receber os seus 20 animais. “Vai dar certo, espero melhorar a renda com essa criação”, declarou.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que acompanhou a entrega das cabras, o associativismo e o cooperativismo são essenciais para o sucesso dos negócios no meio rural. “É mais fácil produzir, beneficiar e comercializar quando os produtores estão unidos. Por isso, a Seagri desenvolve uma série de ações em prol das cooperativas em todo o Estado, sempre respeitando a vocação de cada lugar”, pontuou Marinho.
“Vamos trazer outros programas de inclusão produtiva para a Cafisa, para que eles possam diversificar a produção, e apoiar os diretores na gestão da entidade, com mais capacitação e acompanhamento de perto para que continue crescendo”, defendeu o secretário.
O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, também acompanhou a entrega das cabras e garantiu o apoio da prefeitura no desenvolvimento das ações. “A prefeitura é parceira na aquisição da produção para a merenda e no apoio aos agricultores em diversas outras atividades. Acompanhamos de perto esses agricultores e sabemos da importância deles para o desenvolvimento do meio rural”, enfatizou o prefeito.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o convênio beneficiou, ao longo de sua duração, mais de 300 famílias, direta e indiretamente. Para o superintendente do Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, a ação proporcionou crescimento aos assentados, agregando valor às novas utilizações do leite dos animais.
O repasse dos animais também foi acompanhado pela assessora especial Alyne Vieira e a diretora de Artesanato Dyslene Teles, da Seplande, além de analistas do Sebrae/AL, a diretora Thaysa Novaes, da Seagri, e o secretário municipal de Agricultura de Pão de Açúcar, João Batista.
Fonte: Capril Virtual