26 de fevereiro de 2018

SENAR apresenta Assistência Técnica e Gerencial a produtores de leite do Sertão


Ascom Senar
[addtoany]

Os produtores de leite dos municípios de Itaporanga, São José de Caiana e Conceição serão os próximos a serem atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG). Na última sexta-feira (23), o chefe do DATER, Gabriel Petelinkar, visitou a região para explicar o funcionamento do programa aos pecuaristas.

O grupo será formado por 30 produtores, que será atendido por um técnico pelo período de dois anos. O veterinário Luiz Júnior é quem atenderá os pecuaristas e também participou do encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de São José de Caiana.

“A nossa expectativa com esse trabalho é proporcionar a evolução da produtividade leiteira no município a partir de técnicas voltadas à melhoria da produção, proporcionando a redução de custos com o consequente aumento dos lucros. Isso causa um impacto direto na economia dos municípios atendidos”, comentou Luiz Júnior.

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida: 1) Diagnóstico produtivo individualizado; 2) Planejamento estratégico; 3) Adequação tecnológica; 4) Capacitação profissional complementar e 5) Avaliação sistemática de resultados.

Essa forma de trabalho é nova para os produtores da região, que aguardam ansiosos pelo início das atividades. “Estamos interessados em aumentar a produção e nos qualificar cada vez mais. Agora é só a expectativa de receber essa capacitação para começar a pôr a mão na massa”, comentou o produtor Francisco das Chagas Leandro, de Itaporanga, que será um dos atendidos.

Além desse grupo de bovinocultura de leite, o SENAR também tem turmas de ATeG na cadeia da avicultura caipira, na região de Soledade (Cariri) e vai iniciar em março o trabalho com a fruticultura do abacaxi, em Mamanguape e Itapororoca (Litoral Norte), assim como desenvolve a ATeG/Procase, atendendo 452 famílias do Médio Sertão e Seridó.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br