30 de outubro de 2017

SENAR atende 190 mulheres em ação sobre saúde no sertão da Paraíba


Ascom Senar

geralAtividade do programa Saúde da Mulher Rural aconteceu no município de São José de Caiana

Prevenção foi a palavra de ordem que orientou a segunda ação do programa Saúde da Mulher Rural do SENAR. Desta vez foram produtoras rurais de São José de Caiana, no Vale do Piancó, que foram beneficiadas em palestras, orientação e exames de mama e citológico, 189 ao todo. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais do município e também da prefeitura.

“Esse evento só é possível por meio das nossas parcerias, tanto do sindicato rural quanto da prefeitura. Mas a adesão e interesse das mulheres do município é o que mais merece o nosso reconhecimento. A gente sabe que são canceres que tem quase 100% de cura, desde que sejam detectados precocemente com os exames que elas fizeram”, comentou a assessora de programas especiais do SENAR, Vera Figueiredo.

Vera Figueiredo, assessora de programas especiais do SENAR

Vera Figueiredo, assessora de programas especiais do SENAR

O presidente do Sindicato, Luiz Júnior Guimarães, também destacou a importância da realização de atividades que alertem sobre essas doenças. “Este mês simboliza a prevenção e conscientização, mas esse cuidado precisa se estender por todo ano. Essa é a mensagem que queremos deixar: temos que fazer o possível para nos proteger porque a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.

Durante o evento, quatro mulheres que superaram o câncer de mama foram convidadas a dar os seus depoimentos sobre a importância do autoexame, da visita constante ao médico, mas principalmente sobre a necessidade de não esconder ou ter vergonha de ser vítima da doença. Pelo menos foi esta a mensagem da aposentada Maria de Fátima de Sousa, vítima do câncer de mama em 2009 e 2015.

Maria de Fátima de Sousa, aposentada, deu depoimento sobre sua experiência com o câncer de mama

Maria de Fátima de Sousa, aposentada, deu depoimento sobre sua experiência com o câncer de mama

“É muito importante a gente passar para elas que todas essas mulheres se cuidem também e não tenham vergonha, não tenham medo. Porque tem muitas pessoas que se envergonham, tem medo, quando sente qualquer problema diferente, estranho, já não quer falar para ninguém. Quanto mais rápido a gente cuidar, mais chances tem de se curar”, defendeu.

O cuidado com o bem-estar se estendeu por toda semana. Desde a segunda-feira que antecedeu o evento, as mulheres, tanto da zona rural quando da cidade, foram orientadas a fazer o exame citológico, 170 foram beneficiadas com esta ação. “Nós estamos tentando fornecer o melhor atendimento possível dentro da saúde e além das atividades desta semana investimento também na aquisição de produtos e na realização de outros procedimentos”, comentou o prefeito José Leite Sobrinho.

Presidente do Sindicato Rural entrega kit a mulher atendida pela ação do SENAR

Presidente do Sindicato Rural entrega kit a mulher atendida pela ação do SENAR

Além da conscientização, o Dia D da saúde da mulher também proporcionou bem-estar por meio dos cuidados com a beleza nos serviços de manicure e cabeleireira. Houve ainda programação para as crianças, que receberam orientações sobre escovação dentária, e ainda serviços relacionados à emissão do cartão do SUS, testes rápidos de glicemia, hepatite e HIV, além de orientação nutricional.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br