29 de agosto de 2017

SENAR debate planejamento da Educação Profissional Rural


Ascom Senar
[addtoany]

img_4141_internaO Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR promoveu, nesta segunda-feira (28), uma videoconferência com as Administrações Regionais para alinhar o planejamento da Educação Profissional Rural com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, que identifica e codifica as atividades no mercado de trabalho.

“A classificação das profissões é importante referência para nós, enquanto entidade formadora, para planejarmos o melhor conteúdo, o melhor cenário educativo e os melhores recursos educacionais. A CBO é um grande repositório de informações para espelharmos nossas ofertas”, explica a coordenadora da Área de Formação Inicial e Continuada do SENAR, Fabiana Rezende Yehia.

img_4153_abreSegundo o assessor técnico da entidade, Marcelo Rebello Mendonça, é fundamental o SENAR estar em sintonia com o mundo do trabalho, para que o trabalhador e o produtor rural possam ter um certificado que represente oportunidades reais de inserção ou requalificação laboral. “A CBO tem uma dimensão estratégica importante para o SENAR, na medida em que, com a padronização de códigos e descrições, poderá ofertar e planejar uma formação profissional adequada às demandas do mercado de trabalho, ao perfil do trabalhador e aos novos mercados de consumo.”

O SENAR oferta atualmente portfólio diversificado de cursos e treinamentos voltados para cerca de 300 profissões do meio rural. Apenas no programa de Aprendizagem Rural são 24 cursos no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional, CONAP, do Ministério do Trabalho. “As informações que levantamos no planejamento são repassadas para os órgãos competentes, seja Ministério do Trabalho ou Ministério da Educação e, por meio desses órgãos, estamos informando a sociedade para quais profissões, no Brasil, estamos contribuindo com qualificação profissional”, reforça Fabiana Rezende Yehia.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
Fotos: Tony Oliveira
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil