20 de setembro de 2017

SENAR distribui mudas em comemoração ao Dia da Árvore


Ascom Senar
[addtoany]

mudas2

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) está distribuindo 665 mudas em comemoração ao Dia da Árvore. A doação acontece nesta quarta (20) e quinta (21) no Parque de Exposição de João Pessoa. Todos os anos, o SENAR realiza a ação com um trabalho focado na sustentabilidade, não só administrativa, mas também ambiental.

“A própria população já está ciente da importância das árvores. O que mais me surpreendeu nessa edição foram as pessoas que vieram buscar mudas para plantar em seus bairros e praças”, confessa a assessora de Programas Especiais do SENAR, Vera Figueredo.

As mudas disponíveis são de plantas exóticas e nativas da mata atlântica. Entre elas ipê amarelo, ipê roxo, caibreira, pau-brasil, jatobazinho, gliricídia, sabia, nim, palmeira e caju. As mudas foram doadas pelos viveiros municipal, estadual e Emater.

mudas3As plantas mais requisitadas são os ipês. Por sua folhagem colorida, a árvore é sempre uma das favoritas nas ações do SENAR. A empresária Ana Cristina Lima é fã da árvore e já possui uma no jardim de casa.

“Estou levando outra muda de ipê amarelo, mas dessa vez quero plantar nas terras que irei comprar. Quando peguei a minha primeira muda, não tinha um quintal grande e a árvore ficou baixinha. Foi só realocá-la no meu novo jardim e ela conseguiu crescer muito. É uma das árvores mais bonitas que eu tenho”, afirma Ana Cristina.

A técnica da Faepa/SENAR, Fernanda Quadro, explica que a gliricídia é a muda em maior quantidade nessa edição, mas as pessoas ainda não a procuram muito porque ela é pouco conhecida.

“Nós decidimos divulgar a gliricídia na nossa ação de Dia da Árvore pois ela é uma leguminosa importante para regeneração de ecossistemas, além de fazer parte do nosso projeto das ‘Forrageiras para o Semiárido’”, explica Fernanda.

mudasPor ser uma boa produtora de biomassa e armazenar oxigênio no solo, a gliricídia ajuda o processo de regeneração de áreas desertificadas. Ela é de porte médio para grande e tem um crescimento rápido.

A distribuição de mudas é uma das ações do Programa Campos Sustentável (Procampos). A Paraíba Agronegócios 2017 vai até o próximo domingo. É realizada pelo Governo do Estado da Paraíba com apoio da Faepa, SENAR, Sebrae, Banco do Nordeste e Associações de Criadores.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br