23 de maio de 2013

SENAR e Embrapa parceiros no Sertão Empreendedor


Ascom Senar-PB

A presidente do Conselho Deliberativo do SENAR, senadora Kátia Abreu, e o Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin De Melo, assinam nesta sexta-feira, 24 de maio, em Joao Pessoa, acordo de cooperação para o estabelecimento de ações de capacitação inicial e continuada para técnicos e instrutores do SENAR e demais profissionais envolvidos com o setor, de diversas regiões brasileiras, em tecnologias de convivência com o Semiárido. A parceria será firmada durante o evento de lançamento do programa Sertão Empreendedor, um novo tempo para o semiárido, do Sistema CNA/SENAR.
“Temos muitas experiências bem sucedidas, transformando o campo por esse Brasil afora. Estamos reunindo as técnicas já desenvolvidas pela nossa Embrapa Semiárido que podem ajudar a mudar, pra melhor, a vida dos brasileiros dessa região, castigados pelo problema da estiagem há séculos” explica Kátia Abreu.
O programa Sertão Empreendedor vai levar a produtores e trabalhadores rurais cursos profissionalizantes, tecnologia, assistência técnica e estimular o empreendedorismo para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda nas propriedades rurais.
As capacitações técnicas serão integradas à assistência técnica continuada visando à criação de propriedades-modelo. E o empreendedorismo terá foco no mapeamento e difusão de novas potencialidades econômicas do semiárido, incluindo o incentivo a agregação de valor aos produtos típicos da região e a disseminação de alternativas inovadoras de geração de renda.
O papel de cada um
A Embrapa Semiárido vai indicar e disponibilizar pesquisadores e analistas para participar da elaboração dos conteúdos técnicos, capacitações tecnológicas e para serem tutores dos cursos. Também irá colaborar na produção dos materiais didáticos de uso exclusivo dos produtores e trabalhadores rurais, dentro da metodologia preconizada pelo SENAR.
Caberá ao SENAR a capacitação de instrutores e multiplicadores para atuarem junto aos produtores e trabalhadores rurais, em cursos que serão realizados, inicialmente, nos municípios da Paraíba selecionados para o projeto piloto do programa Sertão Empreendedor. O SENAR será responsável, ainda, pela produção de vídeo aulas dos cursos programáticos.
“Essa parceria com a Embrapa Semiárido, e com outras instituições que vão se justar a nós, como Serviço Florestal Brasileiro e Sebrae, é fundamental para o sucesso do programa Sertão Empreendedor, com um novo tempo para o semiárido brasileiro” afirma Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR.
Raio X do semiárido brasileiro
• 1.135 municípios distribuídos por 9 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais);
• 11,5% do território nacional e mais da metade da área do Nordeste;
• 22,5 milhões de pessoas (sendo 14 milhões na zona urbana e 8,5 milhões na zona rural);
• Cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos rurais;
• 83% dos estabelecimentos rurais do Nordeste incluídos na classe D/E (7,6% na classe C e 2,4% na classe A/B)
Entrevista Coletiva à Imprensa
Data: 24/05/2013
Horário: 10h30

Local: Hotel Tambaú
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR