29 de maio de 2020

Senar explica metodologia de Assistência Técnica e Gerencial


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (28/05/2020) – O oitavo vídeo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) da série sobre Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) mostra a aplicação da metodologia para atender produtores rurais com foco na melhoria da gestão da propriedade e na geração de renda.

No período de 24 meses de acompanhamento técnico são realizadas cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado (DPI), planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

O DPI oferece uma análise da empresa rural. A partir desse diagnóstico são criadas soluções específicas por meio de visitas técnicas personalizadas.

Com base nessa análise, o produtor e o técnico de campo elaboram o planejamento estratégico, considerando as ações que o produtor terá que fazer para atingir seus objetivos.

A adequação tecnológica é a etapa de execução das recomendações planejadas para a melhoria do processo produtivo com monitoramento e auxílio do técnico de campo utilizando as ferramentas oferecidas pelo Senar.

Na quarta etapa, o técnico identifica as necessidades de treinamento dos produtores assistidos. A capacitação profissional e a ATeG são fases complementares no processo de atendimento às demandas do produtor rural.

Para completar o ciclo produtivo, produtor e técnico de campo realizam a avaliação sistemática de resultados. Com base nos indicadores, é possível medir a evolução obtida após a adoção de tecnologias, analisando a produtividade e a renda na cultura.

Assista ao vídeo na íntegra: 

Se você ainda não viu os vídeos anteriores, acesse a playlist: https://www.youtube.com/playli…


Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil