12 de dezembro de 2017

SENAR fecha parceria com CGU e Instituto Maurício de Sousa


Ascom Senar
[addtoany]

Presidente da CNA, João Martins, Maurício de Sousa e o ministro da CGU, Wagner Rosário com a Turma da Mônica.

Presidente da CNA, João Martins, Maurício de Sousa e o ministro da CGU, Wagner Rosário com a Turma da Mônica.

(Brasília/DF, 12/12/17) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) fechou parceria nesta terça-feira (12) com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Cultural Maurício de Sousa para desenvolver o projeto “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR, João Martins, o ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário e o empresário Maurício de Sousa assinaram o acordo durante a posse da nova diretoria da CNA, em Brasília.

“O Sistema CNA/SENAR, além de dar apoio ao produtor, tem também os programas sociais, e, nessa parceria, a intenção é unirmos o programa que o SENAR desenvolve, o Agrinho, com a proposta da CGU e massificar o conhecimento de ética e cidadania nas escolas brasileiras. Para nós vai ser fantástico, porque, afinal, quem não conhece a Turma da Mônica?”, indagou o presidente da CNA, João Martins.

Presidente da CNA, João Martins, assina parceria para levar ao campo as ações do projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania.

Presidente da CNA, João Martins, assina parceria para levar ao campo as ações do projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania.

O projeto tem caráter artístico-pedagógico e visa levar conhecimento sobre ética e cidadania de forma lúdica e interativa aos estudantes do Ensino Fundamental I (4ª e 5ª séries), às suas famílias, professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas.

“O setor rural merece isso, desmistificar preconceitos desde criança é o nosso principal projeto e estamos trazendo uma turma de peso para ajudar a formar essa criançada que será a nova geração do nosso setor rural”, afirmou o diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara.

“A iniciativa casou como uma luva com as ações que o SENAR já desenvolve com o Agrinho, levando para mais de três milhões de crianças conteúdos sobre meio ambiente, cidadania e saúde de forma transversal no itinerário formativo das escolas”, afirmou Carrara.

Diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara, ao centro, com representantes da CGU e o cartunista Maurício de Sousa.

Diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara, ao centro, com representantes da CGU e o cartunista Maurício de Sousa.

Para o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, a parceria com o SENAR é importante porque vai levar os temas ética e cidadania para crianças de todo o Brasil.

“Estou muito satisfeito e feliz com essa parceria, porque estamos falando com a criançada. É um momento muito importante porque falamos de personagens que conversam com milhares de crianças e fizeram parte da alfabetização de milhares de brasileiros das últimas três ou quatro gerações. A Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali são grandes voluntários nesse projeto e esperamos poder brindar a criançada com esses conhecimentos para que ela possa transformar o Brasil no país que sonhamos”, afirmou.

torma-monica-4

De acordo com o ministro da CGU, Wagner Rosário, a iniciativa já atendeu 750 mil alunos, cinco mil escolas, 28 mil professores e a parceria com o SENAR vai auxiliar a aumentar esses números.

“Os números ainda são baixos para quem quer mudar o País, por isso, o SENAR será muito importante porque vai nos ajudar nesse caminho para termos um alcance muito maior.”
A intenção da CGU é contar com a parceria do SENAR para um passo maior no próximo ano, adiantou o ministro.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas e fazer com que o Ministério da Educação assuma a iniciativa para que possamos gerar material não só para crianças de 8 a 10 anos, mas para todas as faixas etárias, de todo Ensino Fundamental e Médio.”

O material estará disponível em formato digital gratuitamente na internet. Será composto por manual do professor, caderno do aluno, revista de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica dividido em três módulos: autoestima, inclusão social e cidadania.

A interatividade acontecerá nos laboratórios de informática das escolas, em tablets e smartphones e também haverá uma versão offline para as escolas que não tiverem acesso à internet.  E no próximo ano, “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania” terá uma nova temática “cuidados com o patrimônio” para incentivar as crianças a cuidarem do seu ambiente escolar.

Após a assinatura, o próximo passo será a atualização e transposição do material do meio físico para o digital e a capacitação auto instrucional a distância dos professores que participarem do projeto. A previsão das entidades é que a nova versão do “Um por Todos e Todos por Um!” esteja disponível no primeiro semestre de 2019.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araújo/Tony Oliveira/Adriano Brito
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA