5 de outubro de 2017

Senar inicia ações de ‘Saúde da Mulher Rural’ em município do Cariri


Ascom Senar
[addtoany]

Geral

Iniciativa integra atividades alusivas ao Outubro Rosa e alerta para importância da saúde preventiva

Cerca de 140 mulheres da zona rural do município de Santo André, no Cariri paraibano, tiveram um dia dedicado à saúde e autoestima, numa ação realizada pelo SENAR-PB em parceria com a prefeitura nesta quinta-feira (5). O programa especial Saúde da Mulher Rural levou palestra e orientação sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero.

“O câncer de colo de útero ainda é um que câncer que mata, embora tenha cura se for detectado precocemente. Parte da responsabilidade por esse problema é das mulheres que negligenciam os exames de prevenção. A intenção desta nossa atividade é alertar para isso”, explicou a assessora de programas especiais do SENAR, Vera Figueiredo.

Maria de Lourdes (3)

Até o fim do mês estão previstas mais duas ações nos municípios de Caaporã, Litoral Norte e São José de Caiana, no Sertão. Além da saúde, com exames de mama, citológico, verificação de pressão arterial e do tipo sanguíneo, também foram oferecidos atendimentos estéticos, com corte de cabelo e serviço de manicure.

Uma das mulheres atendidas foi dona de casa Maria Salene da Silva, de 54 anos. Foi durante a ação do SENAR que ela teve o seu primeiro contato com um médico. “Nunca precisei ir ao médico, não sinto nada. Mas hoje vim fazer esse exame porque um dia a gente tem que ver como está a nossa saúde. Fui orientada pela agente de saúde, resolvi vir e estou achando ótima essa oportunidade”, disse.

Palestra

O atendimento foi feito na Unidade Básica de Saúde da Comunidade Malhada Vermelha. Das 137 mulheres que participaram 58 puderam fazer os exames preventivos. Parte tinha alguma restrição e será atendida ao longo do mês, totalizando 125 atendimentos. Todas que fizeram receberam um kit educativo formado por cartilhas sobre cuidados com o coração, com a pele e incontinência urinária.

Geusa (4)

Já habituada com os procedimentos, a professora e produtora rural Geusa dos Santos resolveu aproveitar a ação do SENAR para colocar em dia os exames deste ano. “A minha família tem histórico com doenças cancerígenas, tanto no colo, quanto no útero, então eu tenho que me prevenir e ficar alerta”, comentou.

A cidade de Santo André fica a aproximadamente 250 km de João Pessoa e tem pouco mais de 3.500 habitantes. Na atividade agropecuária é conhecida pela caprinocultura e apicultura, comum em toda região do Cariri. “É muito valiosa a equipe do SENAR no nosso pequeno município. Queremos poder contar com vocês outras vezes”, comento o vice-prefeito Arimatéia Porto.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br