8 de maio de 2019

Senar inicia ações de saúde rural com atendimento às mulheres de Camalaú


Ascom Senar Camalaú, PB
[addtoany]

O Senar iniciou o calendário de atendimentos de saúde da população rural na Paraíba nesta terça (7) com ações voltadas para as mulheres do município de Camalaú, no cariri paraibana. Durante o dia foram oferecidos testes rápidos para DST’s, glicemia e exame de mama, além da orientação sobre a importância da prevenção dos vários tipos de câncer.

“Hoje é um dia para as mulheres dedicarem a si mesmas. Elas que geralmente se dedicam muito à família, para casa e ainda trabalham no campo com os companheiros, e precisam dessa pausa para cuidar da própria saúde e também serem alertadas sobre alguns mitos relacionados aos cuidados do corpo”, comentou a coordenadora do programa, Kézia Cortez.

Kézia Cortêz

Ao longo do dia, 65 mulheres participaram da palestra da enfermeira Lidiane Graziela sobre o câncer de mama e alertou sobre mitos sobre a doença. “Se for identificado de maneira prévia e iniciado o tratamento, o índice de cura chega a quase 100% dos casos”, explicou Lidiane.

Francília Queiroz

A ação aconteceu no Sítio Madeira, região onde vive a produtora Francília Queiroz, que foi uma das atendidas. “Nós aprendemos muito sobre prevenção de vários tipos de câncer: colo do útero, mamas, pulmão, tireoide e algumas das informações foram novas para mim. Por isso deixo o recado de que é muito importante estar em dia com os exames”, defendeu.

A secretária de saúde do município, Márcia Lenita, destacou a importância da parceria com o Senar. “Acreditamos que podemos avançar muito na relação com o Senar e realizar eventos ainda maiores. Nosso município, a maior parte da população é rural e esse tipo de trabalho acaba sendo muito bem visto”, avaliou a secretária.

Também em Camalaú foi realizada a primeira ação de Saúde do Homem. Até o fim do ano, o Senar Paraíba vai realizar mais seis dessas atividades, totalizando 8. A próxima já está prevista para a primeira quinzena de junho, em Cabaceiras, também no Cariri.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br