14 de outubro de 2014

Senar inicia programas de capacitações tecnológicas


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Portal de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) traz novidades para os profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos técnicos, mas não têm disponibilidade de tempo para estar numa sala de aula. O EaD SENAR abriu inscrições para quatro programas gratuitos de capacitação tecnológica nas áreas de Suinocultura, Floricultura, Silvicultura e Heveicultura. A capacitação tecnológica do SENAR foca a atualização dos profissionais nas principais mudanças e transformações tecnológicas significativas no processo produtivo.
Cada programa terá cursos com carga horária específica, ou seja, o participante não vai precisar concluir todo o programa para receber a certificação. Além disso, os cursos terão atividades de aprendizagem e ações interativas como fóruns e chats. “Com isso, o participante vai poder escolher dentro do programa o conteúdo mais adequado às suas necessidades”, explica a pedagoga e assessora técnica do SENAR, Larissa Arêa. As capacitações são voltadas para quem já tem formação inicial em alguma atividade agropecuária.
A intenção do SENAR com esses programas é preparar instrutores da entidade e técnicos interessados nas respectivas cadeias produtivas para atender as demandas do mercado por mão de obra qualificada. Na área de floricultura, por exemplo, o setor empregou mais de 200 mil pessoas entre produção, atacado, varejo e apoio em 2013, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).
Nesse programa, o participante vai encontrar material sobre manejos do solo hidropônico e do substrato, conservantes, fisiologia, plantio de mudas, poda, colheita, embalagens e padrão de qualidade. Em Floricultura o portal EaD SENAR vai ofertar três cursos que são: Sistemas Produtivos e Manejos Culturais na Floricultura; Produção de Flores de Corte, Flores de Vaso e Plantas Ornamentais; Legislação, Planejamento e o Mercado de Flores.
Na área de Suinocultura serão dois cursos: Assuntos Gerais na Suinocultura e Produção na Suinocultura. O conteúdo programático trará o panorama da suinocultura brasileira, além de aprofundar temas como o bem estar animal, medicação de suínos, anatomia e fisiologia reprodutiva suína, inseminação artificial em suinocultura e higiene, segurança e bem-estar do trabalhador das granjas.
No setor de Heveicultura, que é a prática de cultivo da hevea spp., espécie conhecida como seringueira e de onde é extraído o látex e produzida a borracha, o SENAR vai ofertar três cursos. Essa área está em expansão, devido a grande demanda mundial por borracha natural. O SENAR quer contribuir com esse crescimento, por isso, os cursos do programa no portal de educação a distância da entidade vão abordar temas como Sistemas de Cultivo da Seringueira e Produção de látex, Produção de Mudas de Seringueira e Legislação, Relações de Trabalho e Cooperativismo na Heveicultura.
No programa de Silvicultura, o SENAR vai ofertar três cursos que vão abordar os Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestais, a Produção de Mudas e Manejo Produtivo na Silvicultura e a Legislação, Relações de Trabalho, Certificação e Gestão do Empreendimento Florestal.
As inscrições para os programas de capacitações tecnológicas no Portal EaD SENAR vão estar disponíveis por 30 dias. Aproveite a oportunidade: http://ead.senar.org.br/cursos
Abaixo, conheça os primeiros cursos de cada programa disponíveis para matrícula:
Suinocultura
Assuntos gerais na Suinocultura
Floricultura
Sistemas produtivos e manejos culturais
Silvicultura
Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestas
Heveicultura
Sistemas de Cultivo da Seringueira e Produção de látex
Assessoria de Comunicação do SENAR