20 de setembro de 2017

SENAR monta unidade demonstrativa de forrageiras na Paraíba Agronegócios 2017


Ascom Senar

forrageiras3O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba montou uma unidade demonstrativa com plantio de forrageiras na Expofeira Paraíba Agronegócios 2017. Essa é a primeira vez que a iniciativa é realizada durante o evento. Na área de 150m² foram cultivadas quatro espécies de palmas, além de outras forrageiras para alimentação animal.

A técnica da Faepa, Fernanda Quadro, que dá suporte à execução do explicou que o objetivo é divulgar para a população o uso e a eficácia dessas plantas. “Queremos mostrar que esse plantio é excelente para época de seca. Muitas pessoas utilizam apenas a palma, mas quando você usa vários nutrientes, você balanceia a dieta do animal”, ressalta.

Fernanda Quadro

Fernanda Quadro

As variedades de palmas escolhidas foram miúda, mão-de-moça e as orelhas de elefante africano e mexicano. As forrageiras escolhidas, milho, milheto e sorgo, são de plantio anual e os capins variaram entre caiaguas, piatã, massai e capim corrente.

“A adoção dessas tecnologias é extremamente importante para o desenvolvimento da região, porque ela ensina determinadas técnicas que melhoram a produção do gado. Por isso, eu acho muito importante a passagem dessa tecnologia para os pequenos agricultores”, afirma o empresário Fabrício Lira.

A unidade demonstrativa é uma adaptação do projeto “Forrageiras para o Semiárido”, uma parceria entre CNA, SENAR, ICNA e Embrapa. As forrageiras estão sendo testadas e avaliadas durante dois anos na cidade de Tenório, no Cariri paraibano.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br