23 de julho de 2018

Senar oferece palestra sobre viabilidade econômica da apicultura no ‘Dia D’


Ascom Senar
[addtoany]

A palestra “Apicultura como fonte complementar de renda em sua propriedade”, promovida pelo Senar neste domingo (22), foi uma das atividades que encerraram a 6ª edição do Dia D da Fazenda Carnaúba, em Taperoá.

A alta produtividade, resistência a pragas e capacidade de adaptação e forrageamento das abelhas africanizadas no clima quente do semiárido foram algumas das vantagens da cultura apresentadas pelo instrutor Leon Denis.

“Nós tentamos mostrar a possibilidade de aumentar produtividade das propriedades através das abelhas para geração de lucro. A apicultura, se bem acompanhada, é geradora de renda e fixa o homem no campo. Mas tem que ser bem cuidada, dentro das técnicas”, afirmou Denis.

Instrutor do Senar, Leon Dênise

Ainda segundo ele, a apicultura tem potencial produtivo e de rentabilidade ainda inexplorado na região, tem em vista que o principal produto comercializado é o mel, mas a cultura também pode gerar renda com a venda da cera, própolis, pólen e geleia real.

“As abelhas não gostam de climas frios, de modo que o nosso semiárido é bastante propício para essa cultura. Principalmente na variedade das africanizadas, já que a nossa região é a que mais se assemelha no país as condições climáticas da Àfrica”, explicou Denis.

O produtor rural José Correia Júnior é criador de caprinos e ovinos, mas pretende diversificar as atividades da fazenda e considera a apicultura como uma opção.

“A palestra mostrou benefícios, vantagens e desvantagens da cultura. Pretendo implantar a cultura o mais rápido possível com umas dez colmeias. Para isso vou investir em capacitação, e até mesmo visitar outros produtores”, comentou o produtor.

José Correia Júnior, produtor rural

A palestra também chamou atenção de outro criador de caprinos. Airton Soares da Silva é de Sumé e procurou a capacitação por curiosidade, mas saiu entusiasmado com a cultura. “Atividade extremamente interessante, exige poucas horas de manejo e gera renda. Tenho vontade de me capacitar adquirir conhecimento e produzir”, disse.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br