14 de outubro de 2019

Senar Paraíba certifica centro e quatro novos Técnicos em Agronegócio


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar Paraíba formou 104 novos Técnicos em Agronegócio, durante cerimônia realizada nesta sexta-feira (11), na capital. Os profissionais integraram as turmas 2016.2, 2017.1 e 2017.2 dos três polos de apoio presencial do curso, que funcionam nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande.

A cerimônia contou com a participação do presidente do Sistema Faepa Senar-PB, Mário Borba, do diretor-geral do Senar Brasil, Daniel Carrara, do superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, e dos vice-presidentes do Sistema, Vanildo Pereira e João de Deus Rodrigues.

Durante a abertura, o presidente do Sistema destacou a história o Senar na Paraíba, assim como a expectativa com o crescimento da instituição. Mas também falou sobre o cenário que cada um encontrará diante dos desafios da agropecuária no país.

“Quando iniciei na atividade agropecuária a tecnologia era remota no meio rural, o que nos obrigava a seguir a tradição dos nossos pais. No futuro, o principal desafio é alimentar mais da metade da população mundial até 2050. Isso Vai exigir mais emprego de tecnologia e aumento de produtividade. A chave para esse desafio estará no assessoramento técnico a ser realizado por vocês, que precisará ser mais dinâmico e eficiente”, afirmou.

Kaellyne Alencar

Uma das técnicas formadas é Kaellyne Alencar, que já atua no mercado do agronegócio, numa cooperativa de produção de frangos caipira. “Com o trabalho final que realizei no curso, consegui desenvolvi um projeto junto aos cooperados no sentido de apresentar técnicas para entendimento da viabilidade econômica da avicultura de postura”, exemplificou, reforçando a satisfação com a conclusão do curso.

O compromisso dos formandos com o produtor rural foi o principal ponto do discurso do diretor-geral do Senar Brasil. Daniel Carrara também falou sobre os desafios de capacitar o agricultor e o pecuarista para o emprego de tecnologia e com foco na gestão.

Daniel Carrara

“Uma pesquisa que realizamos constatou que a tecnologia é um fator determinante na produtividade, desde que aliada à gestão. Como realizar essa capacitação para o produtor num cenário de analfabetismo? Foi nesse contexto que surgiu o curso Técnico e a Paraíba participou do início de formatação de curso. O resultado está aqui neste auditório e é uma felicidade ver isto”, afirmou.

Para o tutor presencial Giuseppe Cavalcanti, a primeira dificuldade a ser enfrentada pelos Técnicos formados será o de desbravar um mercado ainda novo no segmento econômico do agronegócio.

“Poucos empresários e organizações tem conhecimento desse perfil profissional, ainda jovem em relação a outras profissões, então considero este como sendo o principal desafio: conquistar o mercado”, avaliou.

Poliana Queiroz

A coordenadora do curso Técnico na Paraíba estimulou os profissionais a continuarem se aperfeiçoando e destacou ainda que o próprio Senar continuará sendo um espaço para essa realização.

“Fiquem com as melhores lembranças da nossa instituição e saibam que ela sempre estará de portas abertas para quando quiserem voltar para aperfeiçoar os conhecimentos, em nossos cursos de graduação, e, em breve, de pós-graduação”, defendeu.

Outra concluinte foi Karollyne Amorim, do polo de João Pessoa, turma 2016.2. Desde a conclusão do curso ela também tem utilizado os conhecimentos no emprego, num projeto do governo estadual de apoio a agricultores.

Karollyne Amorim

“Eu trabalho com projetos produtivos e redução de vulnerabilidade para o meio rural, então sempre estou associando os conhecimentos do curso à minha profissão. Essa formação só acrescentou, como no meu trabalho de conclusão de curso, que tratou sobre a importância de controle financeiro para pequenos produtores”, relatou.

O curso ‘Técnico em Agronegócio’ forma profissionais com profundo conhecimento na gestão de propriedades rurais, também capacitados nas técnicas de produção animal e vegetal.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
faepa.com.br