16 de setembro de 2019

Senar participa de ‘Dia de Campo’ sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar participou na última sexta (13) do 3º “Dia de Campo – integração Lavoura-Pecuária-Floresta”. O evento foi realizado na estação experimental da Empaer, no município de Alagoinha, para apresentar a tecnologia como uma estratégia para o negócio agropecuário da região.

Durante a abertura, o presidente do Sistema, Mário Borba, destacou o papel da tecnologia e da assistência técnica no avanço da agropecuária.

“No próximo ano, o Senar vai atender mais de 2.600 produtores com assistência técnica e gerencial. No futuro, só vai ficar no campo quem conseguir melhorar a produção. Temos que ter uma nova visão do que será a pecuária do futuro e da importância da tecnologia nesse processo”, afirmou.

O Dia de Campo foi dividido em quatro estações que tiveram como tema: 1) as diversas forrageiras e a importância da qualidade das sementes; 2) classificação de solo e recomendações de adubação; 3)uso da cerca elétrica para aumento da área de pastagem.

O Senar ficou responsável pela quarta, que teve como tema o “Planejamento da propriedade e custo na implantação do iLPF e seus diferentes arranjos produtivos”, que foi conduzida pelo chefe do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), Gabriel Petelinkar.

“A parte produtiva da propriedade é importante, claro. Mas a gestão é tão importante quanto. A questão administrativa deve ser levada muito a sério. Mas, em geral, o produtor não está acostumado a planejar e às vezes só confia no ciclo da chuva”, defendeu Gabriel.

Estudantes, técnicos e produtores rurais participaram do evento, a exemplo de Edivaldo Mesquita Brandão. Ele é atendido pela ATeG no município de Alagoa Grande, na cadeia da bovinocultura leiteira.

“Quem trabalha com leite mede seu resultado pela produção e eu passei de 300 para 500 litros/dia. Estou muito satisfeito e recomendo a orientação do Senar”, afirmou.

A atividade foi promovida pela Embrapa, em parceria com a Empaer, Rede iLPF, Programa ABC e UFPB. Além do Sistema Faepa/Senar Paraíba, também foram parceiros as empresas Soesp, Rancho Alegre e Valfran.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br