16 de maio de 2014

Senar-PB participa da Feira do Empreendedor


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Entre os dias 15 e 18 de maio, João Pessoa recebe, no Centro de Convenções da Paraíba, a Feira do Empreendedor. O evento, que estimula o empreendedorismo sustentável, tem como tema desta edição ‘O empreendedorismo que transforma’ e a programação inclui palestras, seminários, capacitações e orientação empresarial.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) participa do evento difundindo ideias alternativas para produção agropecuária nos períodos de seca que tipicamente atingem o Semiárido nordestino. “O Senar-PB tem muito a contribuir na Feira do Empreendedor. Direcionamos as nossas atividades aos produtores rurais do nosso estado, capacitando-os com cursos e treinamentos e transformando-os em verdadeiros empreendedores rurais”, afirma o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins.
Ainda segundo Sérgio, o Senar-PB terá um stand no evento e divulgará seus programas e técnicas de convivência com a seca. “Levaremos até os produtores da feira o programa ‘Sertão Empreendedor’, que tem como objetivo mudar o comportamento do produtor frente à realidade do Semiárido. O programa dissemina técnicas e conhecimentos de adequação ao clima regional, driblando a seca, produzindo e gerando renda”, explica ele.
Duas das técnicas que serão expostas na feira são: a construção de barragens subterrâneas e o cultivo da palma forrageira. De acordo com o gestor do programa Sertão Empreendedor, Johnbel Paiva, a barragem subterrânea é uma técnica antiga que armazena água e permite que o produtor rural possa utilizá-la com o gado e a lavoura durante os períodos de estiagem. Ele explica que a construção de barragens subterrâneas requer poucos recursos financeiros e tecnológicos e é perfeitamente cabível ao solo arenoso que temos em nossa região. “Para efeito de comparação, uma barragem tem um custo-benefício muito superior ao de uma cisterna, por exemplo. Enquanto que uma cisterna, que custa cerca de R$2.200, armazena apenas 16 mil litros de água, uma barragem bem feita, ao custo máximo de R$500,00 com o subsídio da prefeitura, tem capacidade de armazenar 200 cisternas de água”, explica o coordenador do programa Sertão Empreendedor na Paraíba, Jonhbel Paiva.
A segunda técnica propagada no evento será a do cultivo de Palma. A Palma Forrageira é uma cactácea rica em água e minerais que se adequa perfeitamente ao solo do Semiárido e serve como base alternativa para a manutenção de rebanhos em períodos de seca. “A palma forrageira é o ouro verde do produtor rural. Seu cultivo é simples e barato e proporciona alimentação alternativa para os animais, nutrindo-os em períodos de estiagem, mantendo assim a produtividade da propriedade rural”, complementa Jonhbel.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar
Contatos: 3048-6050 / 9928-0819