27 de setembro de 2016

Senar PB realiza capacitação sobre inseminação artificial em bovinos


Ascom Senar
[addtoany]

(Filipe Souza – especial para Paraíba Agronegócios)

Quem passou pela feira Paraíba Agronegócios pôde acompanhar uma palestra com o tema “Inseminação artificial em bovinos” ministrada pelo técnico em agropecuária Camilo Ralyton Ferreira de Melo. A atividade aconteceu na sexta-feira (23) e foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba, dentro de sua programação do evento.

O instrutor abordou temas como a importância e vantagens da inseminação artificial em vacas e disse que ele  vem sendo cada vez mais utilizado pelos produtores. “O intuito é a melhoria genética dos animais, facilitar o cruzamento de raças que até então haviam certa dificuldade e também a questão financeira, pois, antes você não conseguia adquirir um touro de 1 milhão de reais, mas agora você pode ter um filho dele” pontuou.

Produtores rurais e estudantes universitários participaram da capacitação

Produtores rurais e estudantes universitários participaram da capacitação

Também foram pontuadas algumas dificuldades e desvantagens que o produtor encontra ao optar pela utilização da inseminação artificial em seu rebanho. “Há uma dificuldade grande em encontrar mão de obra qualificada para a realização da inseminação, muitos produtores então optam por tentar fazer por conta própria e acabam não obtendo sucesso e assim acabam desistindo de realiza-la. Além disso, o clima quente da região nordeste dificulta a realização da inseminação, mas nada que a torne impossível de ser feita” afirma o técnico.

A palestra serviu para esclarecer e sanar as dúvidas de muitos produtores rurais que se interessavam pela prática, mas que possuíam pouco conhecimento acerca do tema e por isso utilizavam-se de outras formas para realizar a reprodução de seu rebanho.

O produtor e presidente da associação de caprinos e bovinos Joenio Santos estava assistindo e afirmou que seu interesse pela palestra foi no sentido de sempre buscar melhorias e novidades para sua fazenda. “A palestra foi muito proveitosa e tirou muitas dúvidas, como por exemplo a identificação do cio das vacas e o momento da passagem do sêmen pela cérvix” relata.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br